“Shazam!”

Nos primórdios das histórias em quadrinhos, quando um personagem fazia um grande sucesso era comum que começasse a surgir cópias, algumas ruins outras chegando a superar o original, como Flash Gordon, de Alex Raymond, que foi criado para fazer frente o sucesso de Buck Rogers. O personagem criado por Raymond hoje é mais lembrado e considerado até mais importante que seu antecessor.
Quando o Superman surgiu em 1938, sendo o primeiro super-herói dos quadrinhos, começou uma enxurrada de personagens que tinham características semelhantes ou iguais, mas nenhum chegava perto do sucesso do homem de aço, e tão pouco dos números astronômicos de vendas de revistas, que passavam de mais de um milhão de cópias por mês.
Criado em 1940 por Bill Parker, roteiro, e C.C. Beck, desenhos, para Fawcett Publications, o Capitão Marvel, que trazia historias mais inocentes que as do Superman aos poucos começou a ameaçar o reinado do personagem da DC Comics.
Ao criar o Capitão Marvel, Bill Parker retirou o elemento mais sério e imediatamente imbatível que era a base do Superman e fez um personagem mais ligado à fantasia e à mitologia do que qualquer outra coisa. Billy Batson é uma criança pobre, abandonada pelo avarento tio Ebenezer Batson, e que precisa vender jornais até tarde da noite para sobreviver. Em uma noite, o menino é levado até uma caverna mágica, por um trem mágico, e conhece um Mago que lhe transmite uma porção de poderes, bastando que o garoto grite “SHAZAM!”. Ao fazer isso, o menino é transformado em um musculoso super-herói adulto, com um belo uniforme vermelho, branco e amarelo.
Em 1941 a DC Comics sentindo-se ameaçados pela crescente popularidade do Capitão Marvel e entrou com um processo por plágio contra a Fawcett. A briga nos tribunais se arrastou até 1953, levando a Fawcett a falência, obrigando a editora a fechar suas portas e relegando o Capitão Marvel ao completo esquecimento.
Após 20 anos, em 1973, a DC Comics comprou a falida inimiga e herdou o Capitão Marvel para as suas fileiras. Porém, nesse período a Timely Comics adotou o nome Marvel Comics, e já vinha publicando um personagem com o nome de Capitão Mar-vell, obrigando a DC adotar o nome Shazam apenas nas capas. A confusão durou até 2012, quando o personagem mudou o nome oficialmente, apesar de tanto Marvel quanto DC nunca chegarem a brigar pelo nome. 
A DC herdou também a Maldição Marveliana, pois o personagem jamais alcançou a fama que teve nas mãos da Fawcett, isso porque ele foi só o herói mais popular, em termos de vendas, daquela primeira leva de criações de super-heróis nos EUA, superando o Superman.
 

Filme

O universo cinematográfico da DC Comics ainda não emplacou, diferente da sua concorrente, que vem desde 2006, com o lançamento do primeiro filme do Homem de Ferro, criando um alicerce e uma ligação entre todos os filmes da Marvel, prometendo um final apoteótico de toda essa fase com Vingadores – Ultimato.
Os filmes dos dois principais personagens da editora amargaram críticas negativas tanto por parte dos fãs quanto da imprensa especializada, nem mesmo a reunião de grandes personagens como o filme da Liga da Justiça conseguiu empolgar.
A única exceção tinha sido o filme da Mulher Maravilha, que teve uma boa arrecadação e ótimas críticas até a chegada de Aquaman, personagem pouco conhecido do grande público mais que trouxe uma nova esperança para os personagens da DC.
Em 2019 chegou a vez de Shazam ganhar sua versão cinematográfica estrelado por Zachary Levi a direção ficou a cargo de David F. Sandberg que a exemplo de James Wan que dirigiu Aquaman tem e seu currículo filmes de terror, uma aposta da DC/Warner.
O filme estreou no dia 4 de abril e vem dividindo as opiniões, entre elas que o personagem sofreu uma descaracterização muito grande e que o filme beira a comédia pastelão. A DC tenta seguir os passos da Marvel, que desenvolveu e engrandeceu as narrativas tanto dramáticas quanto cômicas de super-heróis. Na maior parte do tempo, a aventura de Sandberg, Levy tem êxito. Ainda que não seja particularmente memorável, Shazam! aponta rumos mais sólidos para o Universo Estendido da DC, surfando com propriedade a onda das comédias de ação e apostando alto no carisma.