Mandaguari

Secretaria de Assistência Social oferece atendimento especializado

Confira alguns dos serviços disponíveis nos órgãos

Criada para garantir a proteção social dos cidadãos e oferecer auxílio no enfrentamento de suas dificuldades, a Secretaria de Assistência Social de Mandaguari funciona no Paço Municipal, com atendimentos também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Espaço Conviver, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Conselho Tutelar e dando suporte técnico e financeiro para organizações da sociedade civil da cidade, tais como:

Associação da Melhor Idade de Mandaguari – AMIM, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mandaguari – AAPIM, Associação Maria Aparecida Gomes – AMAG, Asilo São Vicente de Paulo de Mandaguari, Centro de Atendimento a Criança, Adolescente e Família – CECAF, Comunidade Social Cristã Beneficente – CSCB, Instituto Promocional Jesus de Nazaré – IPJN.

Através de serviços, programas, projetos e benefícios inseridos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o objetivo principal da Secretaria é garantir às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social do assistido, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda, além de garantir atendimento a pessoas vítimas de violação de direitos.

A secretária de Assistência Social do município, Gisele Knupp, reforça o comprometimento da equipe com as pessoas atendidas. “Quem nos procura está atrás dos programas oferecidos, mas também de apoio e compreensão para se reerguer. Por isso temos investindo em cursos de capacitação, oficinas e palestras oferecendo o suporte necessário para a pessoa trilhar seu caminho profissional. No âmbito pessoal prestamos auxílio diferenciado, assegurando a privacidade dos atendimentos”.

Com duas frentes de trabalho, a pasta oferece Proteção Social Básica através de programas, projetos, serviços e benefícios para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. E a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas e outros.

 

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

O CRAS oferece a prestação de serviços socioassistenciais, como cadastramento e acompanhamento das famílias, e acesso a programas de transferência de renda, entre outros. É a porta de acesso aos serviços e programas de Assistência Social.

 

Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS

O CREAS coordena e oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos com direitos violados, como proteção a adolescentes em Cumprimento de medida socioeducativa e atendimento a idosos, pessoas com deficiência, famílias e indivíduos que tenham sofrido violência física, psicológica, sexual (abuso e/ou exploração sexual), indivíduos egressos de situação de tráfico de pessoas, em situação de rua e mendicância ou abandono, trabalho infantil ou outras formas de violação de direitos.