Saldo dos 100 primeiros dias do ano é positivo, avalia presidente da Câmara de Mandaguari

“Os 100 primeiros dias de trabalho de 2019 na Câmara de Mandaguari foram muito positivos”, destacou o presidente da Casa, Hudson Guimarães. Manutenção da estrutura do prédio e imobiliário, aproximação da comunidade mandaguariense por meio de canais de comunicação e fiscalizações intensificadas dos vereadores promoveram, entre outras ações, um saldo satisfatório e que deve ser combustível de trabalho pelos próximos meses.         
Embora a Sessão Legislativa (período que compreende o início ao fim do trabalho Legislativo) tenha iniciado em fevereiro, com as sessões ordinárias, vereadores e servidores “começaram os trabalhos” logo no início do ano. 
Confira um resumo das principais ações realizadas pela Câmara de Vereadores nos 100 primeiros dias de 2019.
           
Fiscalização

A fiscalização intensificada dos vereadores no atendimento em saúde de Mandaguari gerou requerimentos, reuniões e, principalmente, soluções rápidas para problemas da comunidade. A ida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) proporcionou o diálogo com servidores e usuários, que expuseram inadequações no atendimento público mandaguariense. Cobranças à Secretaria de Saúde resultaram em aditivos financeiros para contratação de consultas, andamento de filas de exames e também a abertura de concurso público para médicos.
‘Patrimônio’ de Mandaguari, as estradas rurais, principais meios de acessos à comunidades, vilas, igrejas e cidades vizinhas, também tiveram a atenção no período. Os parlamentares verificaram a execução de revestimento nas estradas Rochedo, Cambota e Roque Pedroni. Também foram cobradas melhorias nos 25 quilômetros da Vitória do Alegre, com o revestimento de materiais mais resistentes à ação das chuvas e responsabilização pela roçada do entorno da via.
Os vereadores também visitaram o Canil Municipal para verificar a situação da obra. Foram identificados danos materiais por desgaste natural no prédio, que está desocupado e aguarda inauguração. Um relatório que detalha editais, gastos e outros assuntos correlatos será usado para cobrar responsáveis pela obra nos próximos dias.
O período contou, ainda, com a implantação do “Lupa Fiscalizadora”, um projeto que sistematiza a fiscalização de todas as contratações realizadas pelo Poder Executivo. A atividade é pioneira no país e promoverá a economia ao erário, uma vez que questiona possíveis falhas nos contratos realizados pelo município. Prestes a completar um mês, o “Lupa” já analisou mais de 25 projetos, tudo sem nenhum custo para a Câmara.  

Legislativo
O Plenário da Câmara se reuniu para sete sessões ordinárias e quatro extraordinárias nestes 100 primeiros dias. Dentre projetos discutidos e aprovados, tem destaque o apoio unânime da Casa ao subsídio do transporte aos universitários que estudam diariamente em cidades vizinhas.
A aprovação do projeto de lei (PL) nº018/2019, também de autoria do Executivo, aprova o repasse de R$ 500 mil para a Secretaria de Saúde. Este valor será direcionado às consultas de especialistas e afogará as filas existentes nesta área.
Além das ações dos “vereadores adultos”, o período teve também a primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem, um programa do Tribunal Superior Eleitoral que incentiva a participação política de jovens. Os representantes solicitaram, via requerimento, melhoras na infraestrutura e mais segurança nas escolas. 

Manutenção e modernização
No balanço, Guimarães apontou que ações como aquisição de móveis e melhorias internas no prédio da Câmara, além dos os esforços para aproximar o Legislativo da comunidade, com interações em redes sociais e o lançamento do novo site da casa de leis, que, de acordo com ele, demonstra o compromisso com a transparência e o diálogo.

Prestação de contas
Pela primeira vez a Câmara de Mandaguari prestará contas para a comunidade. A ação será realizada no dia 30 de abril, no Plenário da Câmara e aberta para o público. A equipe da presidência está trabalhando desde o início de abril para levantar os dados. 
A prestação é compromisso de gestão do presidente e será realizada quadrimensalmente. “Este é um compromisso pessoal, faz parte da minha agenda como presidente. O foco é a transparência e a gestão eficiente do Legislativo”, disse Hudson.

* Matéria publicada na 297ª edição do Jornal Agora