Mandaguari

Reportagem sobre Condomínios Avícolas da Integração Cocari/Aurora é destaque novamente no Globo Rural

No domingo (12), o Globo Rural reprisou a reportagem sobre o Frango 4.0, um dos destaques entre as matérias mais importantes do ano, gravada com integrados da Cocari/Aurora e exibida no mês de maio de 2019.

O foco se deu na apresentação de um modelo diferente na criação de frangos: um condomínio de granjas, localizado no norte do estado, na confluência dos municípios de Mandaguari, Jandaia do Sul e Apucarana, capaz de produzir 7 milhões de animais por ano, conhecido como Frango 4,0.

A modernização da criação de frango se deu pela produção em escala. Mas em Jandaia do Sul, o processo que se faz é a escala em escala, usualmente tendo barracões espalhados, isolados em cada propriedade.

Impactos na criação em escala

O frango é a principal fonte de proteína consumida pelo brasileiro, ou seja, o condomínio abastece anualmente cerca de 500 mil pessoas. E isso tem impactos diversos. A cada lote são cerca de 800 carcaças destinadas imediatamente à compostagem para que não haja resíduo contaminante.

Mesmo que o volume impressione, o índice de mortalidade do condomínio está abaixo da média nacional: entre 2% e 2,5%. “Um parceiro nosso ganha, líquido, o equivalente a um aviário de 12 mil frangos”, afirma o idealizador e presidente da Cocari, Vilmar Sebold.

É importante ressaltar que a cooperativa Cocari fornece o suporte técnico-administrativo. A Aurora dá a ave, a ração, a assistência. E o dono do aviário, as instalações, a casa e a manutenção.

Confira a matéria: