Região precisa “falar a mesma língua”

A pandemia de Covid-19 escancarou um sério problema de comunicação entre lideranças políticas, seja a nível municipal, estadual ou federal. Enquanto governos estaduais e a presidência da república não se entendem, ficou claro que cidades vizinhas também não falam a mesma língua. 

Com isso em mente, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, criou no começo de 2021 a Secretaria de Assuntos Metropolitanos. Na prática, o gestor deu poder a um secretário para que ele visite cidades da região e articule ações conjuntas, sejam elas no âmbito da pandemia ou outros setores.

O escolhido para chefiar a pasta é o ex-prefeito de Floraí, Fausto Herradon, que concedeu entrevista ao Jornal Agora e deixou claro que a região precisa “falar a mesma língua” para se desenvolver. “Integrar a região se mostrou ainda mais importante agora, em meio a uma pandemia, e nós fazemos que os municípios tomem algumas decisões em conjunto, ou seja, aberturas e decretos, por exemplo. Dentro do possível nós já tivemos alguns resultados, com os municípios conurbados com Maringá. E é muito bom ver esse entendimento entre os prefeitos. A nossa pasta vem para acrescentar também nos desejos comuns entre os municípios, ou seja, o que é de comum acordo entre Maringá e Sarandi, por exemplo. Melhorar o transporte a mobilidade são umas das questões que são constantemente abordadas entre os gestores municipais. A nossa secretaria é pra isso, correr atrás dos projetos, dos recursos, fazer com que posições iguais a essa sejam discutidas e cheguem a um consenso comum”, declara.

Na última sexta-feira, dia 11 de junho, o secretário e sua equipe vieram até para Mandaguari debater questões ambientais. O encontro contou com autoridades do município e também a presença do prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior. “Nós estamos focando muito nesse assunto, pois as cidades mais pequenas também tem muito potencial e exemplos para mostrar para outros municípios. Essa interação vai fazer com que todos possam melhorar juntos. O objetivo é alcançar o desenvolvimento regional”, aponta Herradon.

Ainda de acordo com Fausto, os encontros com prefeitos e outros secretários da região devem ser frequentes, já que as visitas são mais fáceis de organizar do que convocar uma reunião com todos os prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), por exemplo. “Nós temos inúmeros outros assuntos que são de suma importância não só para Maringá, mas para todas as cidades da nossa região. Esses encontros nos permitem ver a realidade de cada município e trocar experiências em várias áreas”, finaliza. 

*Entrevista publicada na 366ª edição do Jornal Agora