Paraná

Programa Cooperjovem transmite live com palestra sobre a educação pós-pandemia; evento é nesta quinta, às 15h

Neste 15 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor, o Sistema Ocepar promove uma palestra on-line com o autor do best seller O Papai é Pop, Marcos Piangers, dentro da programação do Encontro Estadual de Educadores do Programa Cooperjovem, do qual a Cocari participa. O evento será transmitido pela TV Paraná Cooperativo, no Youtube, das 15h às 17h.

O Programa Cooperjovem é realizado pelo Sescoop/PR, juntamente a mais de 20 cooperativas, alcançando aproximadamente 34 mil alunos, 2.200 professores e 348 escolas de ensino fundamental em 66 municípios do Paraná. O programa foi criado para fomentar a cultura da cooperação nas escolas e também na comunidade.

Segundo o analista de Cooperativismo da Cocari, Hugo Felipe Carnelossi, vale a pena participar desta palestra levando em consideração a relevância do tema e a bagagem do convidado. “Teremos a presença do grande palestrante Marcos Piangers, que falará sobre o tema ‘A educação que nos espera após a pandemia’. Um assunto de grande importância para nossos educadores”, disse.

Marcos Piangers, convidado ilustre do evento, especializou-se em novas tecnologias, criatividade, inovação e é referência no debate sobre paternidade. Seu livro O Papai é Pop vendeu 300 mil exemplares e foi lançado em Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. Tendo feito diversas palestras, seus vídeos já têm 400 milhões de visualizações no Facebook.

Cooperjovem

Carnelossi explica qual é o impacto do Programa Cooperjovem na formação dos educadores e dos estudantes. “O Cooperjovem contribui para formação dos educadores e crianças através da disseminação da cultura cooperativista, preparando crianças para pensarem mais no espírito coletivo e em como as práticas cooperativistas podem contribuir com a sociedade e principalmente com a comunidade onde temos uma cooperativa”, destacou.

Conforme o analista, os princípios cooperativistas guiam as atividades do projeto, assim como acontece nas cooperativas. “Esses princípios são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam à prática os seus valores, e através do Programa Cooperjovem reforçamos esses valores com as crianças”, pontuou.

No Cooperjovem, estão presentes alguns deles, como: a adesão livre e voluntária, pois os professores apresentaram a ideia para as crianças e deram a liberdade para participar, explicando o primeiro princípio do cooperativismo.

“Há também educação, formação e informação (5.º princípio), já que as crianças passaram por toda metodologia do programa para colocar em prática esse projeto na sua escola e comunidade”, cita. A intercooperação (6.º princípio) entre escola, família e comunidade permitiu a concretização desse projeto.

O interesse pela comunidade (7.º princípio) também foi praticado. “Os maiores beneficiados, além das crianças, por vivenciarem o cooperativismo na prática, foram os integrantes da comunidade local que foi agraciada pelo projeto”, registrou.

A Secretária Municipal de Educação de Kaloré-PR, Ana Claudia Vicentin das Neves, falou sobre o papel do programa na formação dos educadores. “Ser professor exige estar em constante capacitação. O Cooperjovem proporciona formação e informação de forma dinâmica e eficiente, trazendo temas de relevância atual favorecendo uma educação voltada para a formação integral da criança com foco na cooperação, projetando um futuro melhor para todos. Participar do Cooperjovem é um privilégio para todos nós professores”, avalia.

O link para o evento já está disponível e deve ser acessado às 15h: https://www.youtube.com/watch?v=9IZis1vHkfw