Profissionais do PAM passarão por teste de Covid-19 quinzenalmente

A administração municipal realizou uma licitação nessa quinta-feira (2) para aquisição de dois mil testes rápidos de Covid-19 que serão destinados aos profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus, como os trabalhadores do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a Secretaria de Saúde os testes serão utilizados para fazer o acompanhamento constante do estado de saúde desses profissionais. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam no PAM, que hoje é a referência da cidade para quem tem sintomas da Covid-19, serão testados quinzenalmente. Os outros profissionais sempre que surgirem  a suspeita do vírus serão testados.

“Os testes, adquiridos com recurso do governo federal, serão destinados para os servidores que estão na linha frente. A intenção é identificar os casos de coronavírus em pessoas assintomáticas e diminuir a transmissão da doença em Mandaguari.  Essa testagem preventiva nos profissionais irá nos auxiliar a manter o ambiente seguro, garantindo atendimento tranquilo aos pacientes e um local de trabalho sem riscos aos profissionais”, explica a secretária de Saúde, Deise Vernillo.

Conforme orientações de entidades internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), em locais onde há transmissão comunitária da doença, como o Brasil, a prioridade nos testes rápidos deve ser dada aos pacientes vulneráveis e profissionais de saúde, um dos grupos mais expostos à transmissão do novo coronavírus.