Processo tenta impugnar candidata e pode mudar composição da Câmara de Mandaguari

Um processo que tramita na Justiça Eleitoral tenta impugnar uma candidata a vereadora pelo PSC e mudar a composição da Câmara de Vereadores de Mandaguari. A denúncia, feita pela Coligação Mandaguari em 1º Lugar, de Marcos Jovino (PSD), teve inclusive recomendação do Ministério Público para prosseguimento.

O caso se tornou público na última semana da disputa eleitoral, quando o juiz eleitoral Max Paskin Neto acatou pedido protocolado pela coligação e concedeu liminar contra a candidata Maria Lúcia Ferreira, a Lúcia da Excursão, exigindo que ela apagasse um vídeo no qual prometia doar um terreno para a construção de uma igreja católica na Vila Vitória caso fosse eleita vereadora.

A reportagem do Portal Agora apurou que, na quinta-feira da semana passada, dia 19 de novembro, o Ministério Público recomendou a cassação do registro da candidata e oficiou Polícia Federal de Maringá para instaurar inquérito e apurar o vídeo, que supostamente caracteriza tentativa de compra de votos. O caso ainda está em andamento.

CÂMARA – Caso a Justiça Eleitoral chegue à conclusão de que houve crime e casse a candidatura de Lúcia, a ação afetaria diretamente o partido do qual ela faz parte. Especialistas consultados pela reportagem afirmam que o PSC não atingiria o percentual mínimo de mulheres na chapa – que atualmente é de 30% -, possibilitando anulação da participação do partido na disputa para vereadores e influenciando diretamente a composição da Câmara. Isso porque o PSC elegeu uma vereadora, Claudete Pereira Velasco, com 509 votos. 

PT PODE ASSUMIR CADEIRA – Em um cenário de impugnação da chapa do PSC, a sigla perde a cadeira que conquistou na Câmara. Neste caso, assume a vaga o candidato João de Lima Junior, do Partido dos Trabalhadores, que fez 273 votos. Esse cenário seria possível porque o PT somou 1.171 votos para vereador, à frente de siglas como PSL, por exemplo.

DESFECHO – A reportagem acompanha de perto o desenrolar do caso, que pode ter desfecho em breve.