Policial

PRF apreende mais um carregamento de pasta base de cocaína, desta vez em Mandaguari

A ação contou com apoio do Canil da PM
(Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada desta sexta-feira (31), uma van carregada com mais de 60 quilos de pasta base de cocaína. A ação ocorreu na BR-376, proximidades do posto operacional da corporação em Mandaguari.

Por volta de 2h30 uma equipe da PRF estava realizando rondas e abordou uma Van Renault/Master MBUS com placas de Juiz de Fora (MG). Em um primeiro momento, o motorista relatou que deu carona para alguns estrangeiros, oriundos do paraguai, e os levaria até São Paulo (SP). Os policiais suspeitaram do relato e solicitaram apoio de uma equipe do Choque Canil, que indicou a existência de ilícitos no veículo. 

Após minuciosa busca, os agentes encontraram 62,2 quilos de pasta base para cocaína no assoalho da van. Questionado após o flagrante, o condutor, um homem de 40 anos, confessou que pegou a droga na cidade de Foz do Iguaçu e pretendia levá-la até a cidade de São Paulo, onde receberia determinada quantia em dinheiro. Sobre os paraguaios, disse que usou-os como disfarce para tentar transparecer ser apenas uma viagem de turismo.

Afirmou ainda, que os passageiros fariam a viagem apenas para realizarem compras na região do Braz, na Capital Paulista, e que estes não sabiam da existência do ilícito. Este condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Mandaguari, já os passageiros, após identificados, foram liberados.

Essa é a segunda apreensão de pasta base de cocaína realizada pela PRF na região de Maringá, a outra foi no dia 23 deste mês em Nova Esperança, quando foram apreendidos 127 kg da droga. Em valores comerciais no Brasil, mais de R$ 7,5 milhões de prejuízo aos traficantes. A pena para esse tipo de crime pode chegar a 15 anos de reclusão.