Pai

Os textos, mensagens, depoimentos, histórias da paternidade, nos deixam pouco espaço para inovar em um artigo especial do dia dos pais, mas ainda sobra espaço para contar alguma coisa.

Ser pai é uma experiência indescritível. No meu caso, algo que transcende a normalidade, tamanha a identificação com meu filho, um moleque esperto, sagaz, e muito apegado a mim.

O fato de não morarmos mais na mesma casa fez o limão virar limonada. Cada noite dormida juntos torna-se um evento, com direito a piquenique, vitamina, brincadeiras diferentes, leitura, jogos, verdadeiros acontecimentos para ele, que “volta e meia” solta um: “hoje foi um dia incrível, papai!”.

Não é fácil ser pai. Tem que dar atenção, dar o sustento, acompanhar a evolução, e acima de tudo, ser o exemplo, alguém em quem o filho se espelha em gestos e atitudes, em comportamento e caráter.

É justamente nessa parte que entra o verdadeiro sentido disso tudo. Comportamento e caráter não custam dinheiro, não depende de bens ou de altos ganhos financeiros. Independente da classe social ocupada, todo pai tem a oportunidade de ser um bom pai para seu filho.

Cada tempo tem suas dores e angústias, mas tenho a sensação que educar filhos já deva ter sido uma tarifa mais fácil. Havia menos tecnologia e desejos, e a angústia da existência em um mundo de aparências era bem menor.

Os pais do século XXI precisam lidar com as angústias dos filhos e com as suas próprias limitações. Não importa os desafios e dificuldades. Ser pai é uma dádiva que deveria ser experimentada por todos. Não só a paternidade biológica, mas a presença, o exemplo, a evolução. Ser pai é o maior presente de Deus.