“O inimigo da sabedoria não é a ignorância, mas sim a vaidade”

Vez ou outra eu ouço a expressão que vivemos na “sociedade do conhecimento”. Gostaria muito de viver na “sociedade da sabedoria”. Mas qual a diferença entre um e outro? Vou tentar explicar:
“Quando a vaidade entra pela porta da frente, a sabedoria sai pela porta do fundo”. 
Sabedoria é diferente de conhecimento, pois o conhecimento é informação recebida, compreendida, armazenada e disponível para utilização quando necessária. Sabedoria é a capacidade de distinguir as informações e discernir qual o momento em que uma ou outra é necessária.
Sabedoria é a capacidade de usar o conhecimento a favor da vida, por isso, o conhecimento é o contrário da ignorância.
O contrário da sabedoria é a vaidade. A palavra vaidade vem da ideia de vão (vazio). Vaidoso é aquele (a) que realmente acredita que suas virtudes, recursos e conhecimentos fazem com que ele (a) esteja seguro e seja melhor do que as outras pessoas e esquece que não basta ter, é preciso saber usar. Conhecimento é virtude que nós possuímos, já a sabedoria tem a ver com o que a gente é.
O sábio não despreza o conhecimento, mas é humilde para aprender com ele e também aprender a usá-lo.
“Bem-aventurado o homem que acha a sabedoria, e a pessoa que encontra o entendimento, pois a sabedoria é muito mais proveitosa que a prata, e o lucro que ela proporciona é maior que o acúmulo de ouro fino” (Provérbios 3:13-14).
“Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra” (Provérbios 18:12).