Noah Lyles deixa “falso recorde” para trás e, em Mônaco, tenta chegar mais perto dos 200m de Bolt

Sozinho na pista, em julho, Noah Lyles não percebeu que correu 185m em vez de 200m, protagonizando um “falso recorde mundial” da distância. Desta vez não haverá margem para erro. Nesta sexta-feira o americano correrá lado a lado com os adversários – dentre eles o próprio irmão – na etapa de Mônaco da Diamond League, a primeira prova dele na Europa em 2020.

O episódio curioso aconteceu no dia 9 de julho. Por conta da pandemia, a etapa suíça da Diamond League foi disputada por atletas espalhados ao redor do globo. Noah correu sozinho em Bradenton, no estado americano da Flórida.

Nos 200m, os velocistas largam de diferentes pontos da pista para compensar a distância das raias internas para as externas na curva. Sem adversários ao lado, o campeão mundial não percebeu que o bloco estava posicionado no local errado. Só se tocou que algo não estava certo quando viu o cronômetro cravar o que seria o novo recorde mundial da distância: 18s90. Usain Bolt, dono do recorde verdadeiro, cravou 19s19.

– Para ser honesto não dá para dizer a diferença de alguns metros, estando numa raia diferente da que deveria estar. Eu sabia que faria uma prova forte, mas que não seria uma prova rápida porque o vento estava negativo e muito forte, 3,5m/s (na verdade era 3,7m/s). Quando me falaram o tempo eu sabia que era impossível. Ninguém seria tão rápido assim com aquele vento, então sabia que estava errado – disse o americano, em teleconferência com jornalistas nesta quarta.

Após a paralisação por conta da pandemia, Noah correu os 200m em dois eventos. O dos “185m” teve o tempo computado pela Federação Internacional (World Athletics) com ressalvas. No outro, em 24 de julho, com a distância correta, o americano cravou 19s94, tempo mais rápido do mundo na temporada.

Nesta sexta, Noah terá a chance de melhorar ainda mais esta marca. Ele viajou para Mônaco e correrá na recém trocada pista do estádio Loius II. Dentre os adversários terá o irmão mais novo, Josephus.

– Depois dos Jogos da Inspiração (nome dado à etapa suíça da Diamond League) disse ao meu técnico que queria ser muito rápido em Mônaco, e fizemos muitos trabalhos de 200m, de bloco. Eu já tive um PB (melhor marca da vida) aqui antes, e agora trocaram a pista e achei bem rápida. Também vou correr com o meu irmão, o que não acontecia desde nosso primeiro ano, em 2017. Acho que vai ser bem especial.

Antes de viajar dos Estados Unidos para Mônaco, com escala em Londres, Noah conta que foi testado para Covid e que precisou submeter uma papelada burocrática para provar que estava saudável. Uma vez na Europa foi novamente testado, e afirma que viu tantos funcionários quanto atletas o tempo todo de máscara, exceto na pista.

O protocolo é importante, principalmente porque esta etapa teve venda de ingressos e terá público no estádio. Algo que poderia soar como um atrativo para a maioria dos atletas, mas que é indiferente para o atual campeão mundial dos 200m.

– Para ser honesto, será legal ter público, mas vou correr rápido de qualquer forma. Recentemente vi foto de um evento e pensei: “nossa, ali ainda tinha público”. Eu não preciso das pessoas (torcendo), desde que a pista esteja boa, os árbitros estejam ali e a cronometragem esteja funcionando.

Outro destaque da etapa de Mônaco da Diamond League é o salto com vara masculino, que terá a disputa entre o recordista mundial Armand Duplantis e o brasileiro campeão olímpico Thiago Braz.

Programação

14h40 – salto com vara masculino

15h03 – 110m com barreira masculino

15h05 – salto em altura feminino

15h12 – 800m masculino

15h17 – salto triplo feminino

15h19 – 5.000m feminino

15h42 – 400m com barreira

15h50 – 100m feminino

15h57 – 1.500m masculino

16h07 – 400m feminino

16h13 – 5.000m masculino

16h32 – 200m masculino

16h39 – 1.000m feminino

16h47 – 3.000m com barreira masculino