“Não vou ser conivente com coisas erradas”

Candidato pelo PSB, Eron Barbiero ganhou notoriedade dentro da Câmara de Vereadores pelo perfil combativo e de oposição à gestão atual, de Romualdo Batista (PDT). Reeleito, Barbiero disse que pretende se aproximar do Executivo, mas vai continuar cobrando melhorias de forma enérgica. 

Jornal Agora: Eron, dentro do meio político falam que a primeira reeleição é sempre a mais difícil. Foi assim pra você?

Eron Barbiero: A primeira você não sabe o que esperar, acompanha sempre pelo os bastidores, mas quando você é vereador é diferente. E da outra eleição para essa foi muito diferente, muitas coisas não podiam fazer, e por mais que você faça um bom trabalho, existem algumas pessoas que muitas vezes não acompanham, então você vai para a reeleição e eles não querem reeleição, mas eu estou muito feliz, fui bem aceito, graças a esses trabalhos que fiz durante esses quatro anos, então com a reeleição finda que o trabalho foi positivo.

Que balanço você faz nessa eleição, como um todo?

A eleição majoritária é uma coisa difícil. A prefeita eleita Ivonéia é uma pessoa bem mais popular do que os outros candidatos, já está no meio político praticamente à 20 anos, como candidata a prefeita, vereadora, deputada, então isso se torna mais fácil principalmente pelo tempo, então os outros candidatos que disputaram tiveram que mostrar sua história, mostrar seu trabalho, isso se torna desgastante, sendo também difícil ir em todos os lugares da cidade, e pelo que acompanhei o candidato Marcos Jovino na sua candidatura, eu acredito que conseguimos ir em 60% dos lugares, mas claro também tem as redes sociais para se trabalhar bastante hoje, porém o que prevalece mesmo, ainda é o corpo a corpo, e isso infelizmente foi um dos fatores que atrapalhou muito. 

O que podemos esperar de agora em diante Eron? você foi eleito no palanque adversário da Ivonéia, qual posicionamento você pretende adotar já de início?

A intenção agora é trabalhar para Mandaguari. Conheço a Ivonéia de longa data, já trabalhei com ela na Saúde por muito tempo, é uma pessoa que tem um coração bom. Só que agora o trabalho é diferente, ela vai cuidar é da cidade, não de uma Unidade Básica de Saúde. Não é de um setor da Secretaria de Saúde, e sim de toda a população. Já conversei com ela, mas que ela tenha comprometimento com a população, assim como o Jorge também, pois eu não tenho nenhum impasse politico com eles. Os vereadores são muito cobrados, e eu não vou ser conivente com coisas erradas, com coisas que tentam fazer e não conseguem, porque existe um orçamento, toda uma estrutura que temos que cumprir, mas eu estou à disposição para ajudar e auxiliar no que precisar. 

Você teve um mandato muito combativo, muito presente, principalmente em redes sociais, cobrando a administração atual. Você acredita que isso contribuiu para renovar o seu mandato?

Eu acredito que em parte sim, porque essa gestão aconteceu tanta coisa, e se você não chega ali nas redes sociais e mostra, as pessoas não ficam sabendo. Mas era o último recurso que eu fazia, antes eu fazia requerimento, ofícios, pedidos, conversava com secretários, e quando chegava um ponto que eu enxergava que não iam atender a população, então eu ia para as redes sociais e publicava, com documentos explicando o que foi feito o que não foi feito. Estamos vendo que a cidade está um caos, e como representantes do povo, temos que cobrar o executivo, porque ele quem vai fazer a gestão.
 

*Entrevista publicada na 358ª edição do Jornal Agora