Mbappé é o melhor parceiro de Neymar em gols na Champions

Toque suave de Neymar, para o arremate fulminante de Mbappé. Assim foi o primeiro gol do Paris Saint-Germain na vitória desta quarta-feira sobre o Bayern de Munique. Mais uma vez, a sintonia construída entre os dois nos últimos anos se fez presente na Liga dos Campeões.

Segunda a Opta, empresa especializada em estatísticas do futebol, desde que a dupla foi formada, na temporada 2017/18, nenhuma outra parceria marcou tantos gols combinados na Champions League quanto a do PSG: 10 no total.

Além desse lance contra o Bayern, a conexão também foi vista na atual edição no segundo gol da vitória por 5 a 1 sobre o Basaksehir, ainda na fase de grupos. Passe de Mbappé, gol de Neymar.

Ao somarmos isso com todos os outros gols e assistências que eles anotaram nesta Liga dos Campeões, envolvendo outros atletas também, conclui-se que Mbappé e Neymar foram responsáveis diretos (finalização ou último passe) de 18 dos 21 gols do PSG na competição — ou seja, mais de 85% do total. O francês é o vice-artilheiro da Champions, com oito gols. O brasileiro tem seis.

Segundo levantamento do staff de Neymar divulgado na quarta-feira, Mbappé é o jogador que mais deu passes decisivos para o brasileiro em sua carreira: 13 no total. E também o que mais recebeu assistências: 19 (incluindo o gol diante do Bayern). Ou seja: combinados, eles geraram 32 gols em quatro temporadas até o momento.

Voltando ao recorte da Liga dos Campeões, os 10 gols da parceria com Mbappé atingidos nesta semana igualaram a marca de Neymar ao lado de Messi no Barcelona. A diferença é que, para chegar a tantos gols combinados, foram necessários 25 jogos com o francês, contra 33 ao lado do argentino. A relação com o uruguaio Luis Suárez, o outro integrante do famoso trio “MSN”, também fica para trás.

Neymar também acertou contra o Bayern o lançamento para o segundo gol, de Marquinhos. Com isso, o camisa 10 do PSG chegou ao total de 27 assistências na Liga dos Campeões, de acordo com os números da Uefa. Pela contagem pessoal do jogador, são 29.

Parceria renovada?

E essa parceria Neymar/Mbappé pode seguir por mais tempo em Paris. Em entrevista à emissora “Sky Sport”, o diretor de futebol do PSG, o brasileiro Leonardo, disse estar esperançoso na renovação de contrato de ambos (ambos vencem em 2022).

– Acho que teremos novidades que nos deixarão todos felizes… Em breve chegaremos a uma situação mais concreta para os contratos de Mbappe e Neymar – afirmou o ex-jogador, tetracampeão mundial com o Brasil em 1994.

O jogo de volta contra o Bayern de Munique será na terça-feira da semana que vem, no Parque dos Príncipes. Com o resultado na partida de ida, o PSG pode empatar ou até perder por 1 a 0 ou 2 a 1 que avança às semifinais da Champions. O placar de 3 a 2 a favor dos alemães leva a disputa para a prorrogação e, caso a igualdade persista, para os pênaltis.