Mandaguariense é autora de redação premiada no Cooperjovem

A aluna Emily Ferrari de Oliveira, 4º ano B, da Escola Municipal Walter Antunes Pereira, é uma das participantes do Programa Cooperjovem pela Cocari, em Mandaguari, e teve sua redação “A Fábula da Cooperação” premiada na categoria que avalia textos de alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A iniciativa insere o cooperativismo no currículo escolar, difundindo os princípios e valores da cooperação. O tema da edição deste ano foi “Por que o Programa Cooperjovem merece o Oscar da Educação?”.

A secretária de Educação, Adenise Batista, comemora o prêmio da aluna. “Essa é a segunda vez consecutiva que Mandaguari recebe esse prêmio, entregue o ano passado para o aluno Pedro Mazetti, da Escola Bom Pastor. Parabenizo primeiro a Emily pela inspiração e dedicação para o texto e depois toda a equipe da escola e da Secretaria de Educação pelo trabalho sensacional que realiza com nossas crianças. Estou muito orgulhosa”.

Já a estudante ficou emocionada ao saber que receberia a premiação no litoral paranaense com uma viagem com o acompanhante e com professores paga pelo Sescoop. “Meu sonho é ir para a praia. Estou muito feliz em poder ir e levar minha avó. Gosto muito de estudar, de ler e de escrever. Vou continuar a estudar muito”, disse Emily.

Cooperjovem

O Cooperjovem conta com a atuação dos professores que têm papel fundamental para a realização do projeto. Na sala de aula, são eles que levam o cooperativismo até os alunos, fazendo com que compreendam a importância de conceitos inerentes ao cooperativismo como: trabalho em equipe, solidariedade, autonomia e responsabilidade.

Paraná

Neste ano, o programa contou com 20 cooperativas paranaenses parceiras. A lista dos alunos vencedores foi divulgada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) no dia 30 de julho. Ao todo, 56 redações foram inscritas na primeira categoria (alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental) e 18 redações na segunda categoria (estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental).

Premiação

Os três alunos vencedores de cada categoria serão premiados nos dias 4 e 5 de setembro no Sesc Caiobá, com uma programação especial para estudantes e professores. Para Emily, entretanto, o mais importante não é o prêmio. “Eu me sinto muito surpresa e feliz, mas a melhor parte do Cooperjovem é poder ajudar a mudar o mundo”, afirmou.

Vencedores

Primeira categoria

Vinicius Assunção Siviero – Sicoob Metropolitano

Emily Ferrari de Oliveira – Cocari

Any Vitória Pena Farias – Frísia

Segunda categoria

Júlia Nauy – Agrária

Inácio PerondiHank – Coopermundi

Isabela Donato Vidal – Agrária