Mandaguari se prepara para implantar Plano de Auxílio Mútuo

Mandaguari deve implantar em breve o Plano de Auxílio Mútuo (PAM). Em reunião realizada na última terça-feira (6) no gabinete do prefeito Romualdo Batista, foram definidas as diretrizes do plano, que será formado para dar respostas a situações como grandes incêndios, alagamentos ou fortes vendavais.

Um dos participantes da reunião, Coronel Mocellin, que é comandante da 2ª Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná, explicou a importância de instituir o PAM na cidade. “Vamos unir e treinar as indústrias, empresas e pequenos comércios para formamos um grupo de ação com resposta imediata para acontecimentos de sinistros, salvando vidas e preservando a história da cidade. É notório o aumento de desastres naturais com o passar dos anos provocando grandes tragédias. Outro fato é a questão de Mandaguari sediar grandes empresas e indústrias que precisam ter um plano de contingência e saber trabalhar em conjunto se for necessário”, explicou o coronel.

Os trabalhos do Plano de Auxílio Mútuo serão coordenados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Municipal com a participação dos poderes Executivo e Legislativo, empresas, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Policia Rodoviária Federal (PRF), Sanepar e Copel. Será formada uma comissão entre os membros que passarão por treinamentos e capacitação de brigadas.

No encontro, Batistão colocou o Executivo à disposição e disse que a criação do plano é essencial para a cidade. “Com o PAM haverá maior integração entre todos e conseguiremos preparar uma sociedade organizada para o futuro da cidade. Vamos formar e capacitar um grande time para prevenir e cuidar de Mandaguari e uns dos outros. Vamos aprender a trabalhar nas dificuldades juntos e espero que os ensinamentos fiquem apenas na teoria”.

Serão realizadas reuniões mensais com os empresários com revezamento do local de encontro. A ideia é promover exercícios de emergência, simulados, palestras, entre outras ações.

Participaram do primeiro encontro na Prefeitura além do prefeito e do coronel, o Comandante do 11° Grupamento de Bombeiros, Major André Lopes, Comandante do Bombeiros de Mandaguari, tenente Jéssica, o Coordenador de Defesa Civil Municipal, Paulo Conte, Presidente da Câmara de Vereadores, Hudson Guimaraes, Secretário de Planejamento, Hamilton Sampaio, Diretor da 81ª Ciretran, Departamento de Trânsito em Mandaguari, Antonio Sergio Ferreira, e os representantes da Aurora Alimentos, da Fafeman, Cocari, Copel e Romagnole.

*Reportagem publicada na 314ª edição do Jornal Agora