Mandaguari não tem nenhum caso de Meningite

A Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, informa que a vacina contra a Meningite C está disponível nos postos de Saúde, assim como as vacinas contra BCG, Haemophilus, Pneumo 10 e Pneumo 13, que evitam infecções que podem levar à doença.  A vacina meningocócica C é distribuída gratuitamente e deve ser aplicada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço aos 12 meses, e aos 11 anos a 14 anos de idade.

Quanto às vacinas das meningites B e ACWY elas não são disponibilizadas na rede pública, sendo encontradas apenas na rede privada a um alto custo, com a aplicação de uma dose da Meningite B podendo custar até R$ 650,00.  De acordo com as sociedades brasileiras de pediatria e imunizações são necessárias três doses para menores de 1 ano e um reforço de  1 ano a 1 e 3 meses e 2 doses de 1 ano a 10 anos de idade. Já a vacina contra a Meningite Meningocócica  ACWY gira em torno de R$ 330,00. Essas vacinas começaram a ser aplicadas no Brasil em 2016 pela rede privada e não tem prazo para chegar na rede pública.

O coordenador de imunologia, Welligton Spinosa, explica que a maior prevalência de casos no Brasil é pela meningocócica do tipo C, responsável por 70% dos casos. A meningocócica do tipo B corresponde a 20% dos casos, enquanto 10% são do tipo AWY. “A rede pública disponibiliza a vacina do tipo C já que o país tem mais índices desse tipo da doença. É claro que quanto mais vacinas disponíveis pelo SUS melhor seria para a saúde, porém há dificuldade na aquisição das vacinas contra as meningites B e ACWY por elas terem um grande tempo para produção, serem relativamente novas no Brasil e pelo seu alto custo”.

Spinosa reforça que não há motivo para pânico. “Os pais podem se tranquilizar. Em 2018 foram notificados 239 casos de meningites pela 15ª Regional de Saúde, 3 dessas foram do tipo B, 4 por haemophilus, 7 por pneumonia, 1 por tuberculose, 47 foram descartadas, 17 não especificados, 37 bacteriana, 123 viral e 8 óbitos. Já em 2019 tivemos 41 notificações na 15ª Regional , sendo 10 descartadas,  3 bacteriana, 2 não especificadas, 2 por pneumonia e 24 viral. Não temos nenhum caso da doença na cidade em 2019, conforme os dados da 15ª Regional de Saúde”.

SINTOMAS DA MENINGITE

A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, ou também por processos não infecciosos. Do ponto de vista da saúde pública, as meningites bacterianas são as mais preocupantes, pois têm potencial para causar surtos e consequências graves.

Os principais sintomas da meningite são: Febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez na nuca, manchas vermelhas na pele. Em bebês menores de um ano, os sintomas podem não ser tão evidentes. Por isso, é necessário ficar atento para outros sintomas: Moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, rigidez corporal com ou sem convulsões.