Mancini elege Roni o melhor do Corinthians no Dérbi e avisa: “Tem muita gente boa chegando”

A chuva ajudou o Corinthians. Ao menos foi essa a avaliação do técnico Vagner Mancini, em entrevista coletiva, após o empate por 2 a 2 com o Palmeiras, na Neo Química Arena. O Timão saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu diminuir ainda no primeiro tempo, durante um grande dilúvio.

– Acho que a chuva veio num momento importante, o Palmeiras era superior, com dois gols de vantagem. A chuva equilibrou as coisas. Mas o grande momento do Corinthians foi no segundo tempo, um pouco de chuva e um pouco sem chuva. Assim como no Allianz ela tirou o ímpeto do Corinthians. A gente se encaixou melhor quando entendeu o jogo. A gente se adequou mais rapidamente ao jogo do que o Palmeiras, mas a virada foi na segunda etapa. O time voltou diferente, marcou melhor, encurtou, não deu espaços, valorizou mais a bola, brigou no meio-campo, que foi a dificuldade no começo da partida – destacou.

Além dos oito jogadores infectados com o novo coronavírus, que foram afastados do CT na terça-feira, o técnico lamentou o fato de ter perdido Camacho, com suspeita de Covid-19, e Léo Natel, por lesão, durante a tarde desta quarta, horas antes do jogo.

– Temos que enaltecer o Corinthians, o time foi montado na palestra. Perdemos mais dois. Não fizemos um treino tático, embora seja um time que faça parte do elenco, com treinos diários, mas para esse jogo foi na palestra. Isso oferece talvez uma facilidade ao rival até que as peças se encaixem. Hoje, encaixou após o segundo gol. Não funcionava antes. Voltou diferente na segunda etapa.

Na visão do treinador, o volante Roni foi o principal jogador do time no clássico contra o Palmeiras.

– A opção pelo Roni foi para ter jogador aguerrido que fizesse o que ele fez na partida. Foi nosso melhor jogador em campo pela dinâmica de jogo. Bate lá na frente e volta, ser o segundo homem de meio-campo, já jogou em função do Ramiro, mais aberto. A intenção era de apertar a marcação adiantada. E nossa opção do Cantillo mais atrás é em cima da melhor característica: saída de bola. Em Bragança, usamos entre os zagueiros, tem bom passe, boa virada de jogo. Perdemos atletas nesta partida, a principal jogada é virada de jogo no Fagner. Hoje o Bruno Méndez aproveitou um pouco.

O jogo contou com o primeiro gol de Rodrigo Varanda, atacante de 18 anos que teve a sua segunda oportunidade como titular do Timão. Mancini elogiou o garoto e disse que o clube vai apostar cada vez mais em jovens.

– O retrato hoje é do Varanda. Fez gol importante. Primeiro gol em Dérbi, jogo pesado, pressão de ambos os lados, passou no teste. Espero que outros sigam o mesmo caminho. Estou aqui para ajudar, estender a mão. Minha função como treinador é mostrar o caminho, ser agente facilitador. Aproveito para falar para o torcedor que ficamos chateados com o empate, mas estamos confiantes nos meninos, que possam dar vitalidade diferente na nossa equipe. Vamos ter o que comemorar porque há muita gente boa chegando.

– Vi um jogo hoje para o Jô dividido em duas partes. Teve dificuldade até quando a chuva chegou forte, depois foi peça fundamental. Bola área, bola longa, segunda bola. No lance do segundo gol, é jogada que ele participa. Acabou sendo fundamental. Tenho visto o Jô um pouco diferente, também acho. Fiz outras escolhas, mas temos que entender que o Jô é muito importante quando a gente começa a fazer mescla de jogadores. Concordo contigo, com dificuldades no começo. Discordo quando o campo ficou impraticável e ele virou peça fundamental e Corinthians conseguiu equilibrar o jogo. Já fiz análise da partida e acho que a participação dele foi muito importante.

Pandemia e futebol

– Sinceramente, não sou a pessoa mais certa para falar de paralisação ou não. Seguimos protocolos, temos que privilegiar sempre a saúde, mas não sou o mais indicado. Estou à frente dos meus atletas, função é dar treino, escalar, cobrar. Temos pessoas capacitadas não só no Ministério da Saúde, mas nos estados, até na CBF para definir esse tipo de coisa.

Sobre Rodrigo Varanda

– Temos o Rodrigo fazendo dois belos jogos. Também achei que na estreia foi bem, hoje participou com gol e outras jogadas. Chegou para nós do sub-17. Não fez jogo no sub-20. Atleta em formação. Gosto desse tipo de desafio. Não tenho vaidade em falar que ele apareceu porque eu dei chance, todos chegam na hora certa, lugar certo. Hoje temos possibilidade não só de ver o Varanda em campo, mas vimos o Roni, o Donelli, o Antony, daqui a pouco outros farão parte. É importante que entendam que é mais rápido para uns e menos para outros. Todos estão com gana muito grande. Tenho que me conter e de repente… Só não vimos mais em campo hoje porque era um clássico e eu precisava mesclar. Vamos ver mais garotos, equilibrar o time, intenção é essa.

Bom jogo de Mateus Vital

– Fico feliz de ver a equipe chegando bem, tendo chances de gol. Mateus fez mais um grande jogo. Tem melhorado desde minha chegada. Converso muito com os atletas, falei muito com ele sobre a grande capacidade técnica e força que ele tem, mas que precisa ser canalizado para um jogo mais específico. Não pode se desgastar em parte do campo onde não representa nada tática e tecnicamente. Espero que não só eu tenha visto só nesse jogo dois gols, mas que a gente possa retomar quando entender o que possa ser feito dentro do campo. Verticalidade e agressividade mais forte a todo momento. Espero o time mais leve e mais ofensivo contra a Ponte Preta.

Encontrou alguma informação errada ou erro de digitação? Clique aqui e avise a redação do Portal Agora