Mandaguari

Laboratório da UEM atrasa entrega de exames da Covid-19 e promete regularizar situação hoje

Saúde afirma que estão atrasadas entregas de 32 exames coletados em Mandaguari desde o dia 23

A Secretaria de Saúde informa devido a um problema nos equipamentos do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (LEPAC), da Universidade Estadual de Maringá, os resultados de exames para detectar o coronavírus estão atrasados. De acordo com a direção do Lepac os resultados estarão regularizados entre hoje e amanhã. Em Mandaguari estão atrasadas as entregas de 32 exames coletados a partir do último dia 23.

Segundo a informação da 15ª Regional de Saúde repassada aos secretários municipais de saúde, a direção do laboratório esclarece que os atrasos ocorreram devido a necessidade de manutenção de equipamentos e imprevistos com queda de energia elétrica. O Lepac ressalta que o número de teste aumentou muito e houve a necessidade de ajustes no processamento por parte do laboratório.

A secretária de Saúde de Mandaguari, Deise Vernillo, explica que a equipe da epidemiologia está em contato direto com o Lepac buscando os resultados para repassar à população. “A todo momento nossa equipe entra no sistema para verificar se os resultados já saíram. Estamos acompanhando e cobrando os resultados. Pedimos que as pessoas com suspeita de coronavírus que fizeram os testes aguardem os resultados em isolamento residencial”.