Golpe que clona WhatsApp já atingiu 8,5 milhões no Brasil

Um golpe que clona o WhatsApp de usuários e pode levar ao vazamento de mensagens particulares tem feito 23 vítimas novas todos os dias no Brasil. Os números são de uma pesquisa realizada pela PSafe, desenvolvedora de aplicativos de segurança. De acordo com o site TechTudo, este tipo de crime já atingiu 8,5 milhões de brasileiros.

O vazamento de conversas privadas, envio de links maliciosos para outros contatos e solicitações de dinheiro aos amigos estão entre os principais prejuízos trazidos pela clonagem. O golpe não é novo, mas os relatos se acumulam todos os dias. Somente no primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 134 mil tentativas de roubo de WhatsApp.

Para clonar uma conta de WhatsApp, segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, o cibercriminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. Depois, ela é induzida a fornecer esse código ao hacker.

Segundo o TechTudo, ao ter livre acesso ao aplicativo, o hacker pode usar o conteúdo das mensagens para fazer chantagens com a vítima em troca de dinheiro. Segundo a pesquisa, 26,7% dos entrevistados apontaram o vazamento de conversas privadas como o principal prejuízo da clonagem de WhatsApp. Além disso, é comum que invasor finja ser a vítima para falar com seus conatos conhecidos e tentar obter dinheiro.

Como se proteger

De acordo com a PSafe é importante nunca deve informar a terceiros o código de liberação de acesso do WhatsApp. Também é recomendado ativar a verificação em duas etapas e evitar a conexão em redes de wi-fi desconhecidas.

*Com informações da Tribuna Paraná