“Futebol de areia”

Todos os anos era o maior barato. Foi assim desde 1993, quando o então Secretário de Esporte, Roberto Corazza, na gestão do então prefeito Xandu, embarcou na febre que era o vôlei-de-praia. Mandaguari também tinha a sua praia.
Sugerido pelo amigo João Duda, pedi para a então prefeita Maria Inês Botelho, em 1997, autorização para uma competição de futebol na praça, após o encerramento das disputas do vôlei. Foi sucesso imediato.
As gestões municipais se sucederam, mas a competição “ficou”, sem ser interrompida uma única vez até 2013. Centenas de equipes e milhares de atletas esperavam o ano todo para se reunir na Praça Independência.
Eram dias e semanas memoráveis e muito divertidos. Polêmicas, discussões, alguns “arranca rabos” e muita risada, muita “corneteada”. Em um ambiente bastante saudável, as pessoas gostavam e tinham a competição como um patrimônio da cidade.
Sem ocorrer desde 2014, o torneio está de volta este ano e uma enorme expectativa foi gerada pela sua retomada, em novo e fixo local, uma arena em fase final de construção próximo à antiga Estação Ferroviária.
Será como antes? Não sabemos. Possivelmente não. Esses são outros tempos, outra realidade. Mas poderá ser melhor, mais profissional, com mais atrações e atividades. Enfim, o futuro não pode ser previsto, mas podemos trabalhar para que seja melhor, e é isso que estamos fazendo. Encontro marcado em maio. Vamos matar as saudades.