Estudo aponta que exercícios aeróbicos podem ajudar na prevenção à Covid-19

Mohamed  e Alawna(2020), publicaram na revista de Diabetes e Metabolic Syndrome, um estudo que trata das melhorias que ocorrem com o aumento da Capacidade aeróbica, sejam elas para o sistema imunológico e Respiratório em pacientes com Coronavírus.

Os resultados foram:

–Melhoria  nas  funções pulmonares e prevenção contra danos nos pulmões, por meio de quatro mecanismo (imagem em português).

O estudo demonstra que com o aumento da capacidade aeróbica se reduz os fatores de risco associados ao COVID-19, que incluem hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

No mesmo estudo a sugestão é de que as pessoas  tenham uma rotina de 10 a 30 minutos de exercícios aeróbicos em intensidade leve a moderada por dia, isso sendo necessário  por todas as pessoas, incluindo as que estão em confinamento ou com sintomas pulmonares leves.

Vale ressaltar, que esse é apenas dados de um estudo, e nada substitui uma orientação médica, sendo apenas  usada como uma das diversas  formas de prevenção, como a exemplo a higiene pessoal. Afirmando  que isso não significa que qualquer pessoa será imune ao Corona vírus.

Fonte (em inglês): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7186129/

Anderson Brito é profissional de Educação Física.
Pós-graduado em treinamento desportivo
e também exercício físico e reabilitação para idosos.