Escritora de 11 anos lança livro em Mandaguari

O Espaço Cultural São Francisco de Assis recebeu na tarde da última quarta-feira (10) a jovem escritora Maria Izabel Martins de 11 anos de idade. Residindo atualmente na cidade de Cambira, região Vale do Ivaí, Maria Izabel é nascida em Sete Quedas, que fica no Mato Grosso do Sul.
Filha mais nova de quatro irmãos, a escritora foi adotada por um casal de professores, Maria da Penha Martins e Renato Martins, quando tinha apenas um ano de idade. Maria Izabel é de origem indígena, da tribo Tupi Kamaiurá.
O evento contou com alunos dos 4° anos das escolas municipais Bom Pastor e Francisco Romagnole Júnior e formação de docentes do colégio estadual Vera Cruz (CEVEC), além de convidados da comunidade.
Maria Izabel falou aos presentes sobre o seu livro “Passeio das cores pelo Brasil”, escrito quando tinha oito anos e que traz a história de animais inspirados nas cores da bandeira nacional. Os alunos puderam interagir com a escritora através de perguntas, o que despertou a curiosidade da criançada, principalmente por causa da sua origem.
“Apadrinhada” pelo também escritor mandaguariense Walter Domingos, Maria Izabel revelou planos para o futuro, um livro que tem como base a astrologia que já está praticamente pronto, outro de poesia que pretende lançar aos 15 anos e sobre o desejo de ser professora e conciliar sua carreira de escritora. “Walter foi o meu incentivador. Um dia eu fui na casa dele, eu vi aqueles livros. Ele me contou que era escritor, foi então que me interessei”, conta a escritora. Domingos incentivou a menina a levar seus livros. “Comecei a ler ali aqueles livros, então ficava querendo ler mais e mais. Foi então que eu tive ideia de fazer um livro também”, afirmou.
Walter Domingos teve uma participação direta na produção de gráfica da obra, ajudando a encontrar um ilustrador/diagramador para organizar o livro, e na questão de encontrar uma gráfica para impressão.
“Eu tenho muito orgulho dos meus antepassados, queria lembrar todas as pessoas de que aqui é o nosso Brasil, foi onde os índios habitavam e que todas as pessoas lembrassem”, finalizou Maria Izabel. 
O evento continuou com uma interpretação do livro, feita por uma contadora de história, onde as crianças puderam ter um contato maior com a obra através da dinâmica, terminando com sessão de fotos com os presentes e autógrafos.

* Matéria publicada na 297ª edição do Jornal Agora