“Dia do Bem” da Maringá FM também fará o bem para o planeta

O “Dia do Bem” – Show de Aniversário da Maringá FM, que ganhou esse novo nome por conta do caráter social do evento realizado há 20 anos, traz este ano uma novidade que vai de encontro com sua essência, proporcionando o bem não só ao público e às entidades assistenciais que recebem as doações, mas também para o planeta. Para que isso fosse possível, os produtores do evento adotaram algumas medidas importantes, como a utilização de copos biodegradáveis e a neutralização de gases poluentes emitidos na realização do evento. A festa será no próximo dia 9 de fevereiro, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, com diversas atrações musicais de relevância nacional. 

A maior inovação no campo sustentável será a contratação de uma empresa especializada para fazer o cálculo de CO² que o evento irá produzir. O aplicativo EcoEvento é capaz de calcular os gases emitidos desde o momento em que o público sai de casa até a última atração descer do palco, passando por toda a produção de um grande evento. Desenvolvido em Maringá, o APP faz toda a conta e informa quantas árvores a produção deverá plantar para neutralizar os gases poluentes emitidos pelo evento. “O mais legal é que o aplicativo propõe o engajamento do público com a causa. Todo mundo vai poder baixar o APP no celular e acompanhar, em tempo real, a quantidade de CO² que estará sendo emitida”, explica o desenvolvedor do aplicativo Wagner Severiano, CEO de uma empresa de consultoria ambiental. Ao final do show, todas as informações estarão disponíveis na palma da mão e o público poderá conferir fotos das árvores depois de plantadas. 

Outra ação importante é a eliminação de copos plásticos no evento. Como já ocorreu na Barraca Universitária no ano passado, serão utilizados copos biodegradáveis e eco copos, feitos com material totalmente reciclável. Quem optar pelo eco copo deverá adquirir por R$ 5, valor que será restituído mediante devolução do copo. Há opção, também, de levar o item para casa como souvenir. “Estamos ampliando o conceito do Dia do Bem e criando essa frente sustentável. A ideia é transformar esse evento, que já é o maior show solidário do País, no maior festival solidário e sustentável do Brasil”, diz a diretora artística da Maringá FM, Jany Lima.

Com quatro horas de duração, o Dia do Bem – Show de Aniversário da Maringá FM terá dois shows ao vivo, de Kevinho e Edson e Hudson. Duplas como Marcos & Belutti, George Henrique & Rodrigo, Thaeme & Thiago e Bruno & Barretto, além do cantor Leo Chaves (da dupla Victor e Leo) também confirmaram presença. Outras novidades incluem o Espaço Churrasco, onde o público poderá degustar costela assada na brasa com acompanhamentos durante o evento, e pipoca à vontade na arquibancada. 

A cada ingresso vendido, a rádio doa o valor referente a um quilo de alimento para entidades assistenciais. Tradicionalmente, o Provopar faz a curadoria dos projetos que serão beneficiados. A Maringá FM é certificada pelo projeto Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) pelas ações de combate à fome, e este evento é o principal responsável pelo reconhecimento — para se ter uma ideia, só nos últimos cinco anos já foram doados mais de 200 toneladas de alimentos a projetos assistenciais.

O “Dia do Bem” será no dia 09 de fevereiro e os ingressos estão disponíveis em diversos locais: