“Copa América”

Em duas ocasiões, o rádio me proporcionou cobrir a Copa América in loco, fora do país. Foram momentos únicos e que guardo com muito carinho em minha memória.

A primeira foi em 1.995, no Uruguai, e a Rádio Guairacá participou de um pool de emissoras paranaenses que adquiriram os direitos de transmissão. Éramos nós, além de colegas de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

Na primeira fase, quando participei, o Brasil ficou sediado em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, fronteira com a uruguaia Rivera, onde a seleção jogou as primeiras partidas.

A viagem foi de ônibus, até Porto Alegre. Depois, nova viagem terrestre até a fronteira. No primeiro almoço em um restaurante local, explodiu a cozinha do restaurante e fui parar desacordado em um hospital de Livramento. Tirando isso, foi uma viagem inesquecível.

Quatro anos depois, sede em Foz do Iguaçu e jogos em Cidade do Leste, no lado Paraguai. Viajei até Assunção para a transmissão da final, quando Ronaldo e Rivaldo deram um show na goleada de 3 a 0 sobre o Uruguai.

Essas coberturas me deram muita bagagem, ao conviver diariamente com os melhores jornalistas esportivos do país, e me renderam muitas amizades também, e lembranças saborosas.

O crescimento da internet e os altos custos de coberturas internacionais inviabilizaram a presença das rádios em eventos com esse. A própria Rádio Paiquerê de Londrina, a mais internacional das rádios paranaenses, não comprou os direitos da atual Copa América, que começa na próxima semana, em território nacional. Sinal dos tempos.