Comitê de operações emergenciais (COE) se reúne com Prefeito Ditão para tratar sobre prevenção ao COVID-19

O prefeito Benedito José Pupio, Anderson (comandante do corpo de bombeiros de Jandaia), presidiram, nesta quinta-feira (26), nova reunião entre membros do Comitê de operações emergenciais. A iniciativa visa à execução estratégica e ao monitoramento de ações emergenciais de combate à Covid-19 em Jandaia do sul.

Na ocasião, foram continuadas as discussões acerca de medidas preventivas e assistenciais. O intuito é reduzir o contágio e potencializar a atenção adequada diante de demandas prioritárias. “De forma alinhada ao Governo do Estado do Paraná, estamos buscando manter a população informada para reduzir a disseminação do novo coronavírus. Além disso, estamos preparando a Rede de Saúde para as próximas semanas, período em que deverá haver um aumento no número de casos em todo Brasil e, consequentemente, maior demanda pelos serviços”, declarou o Prefeito Ditão.

Nessa perspectiva, o Departamento de Saúde está se organizando em relação à distribuição de medicamentos de uso contínuo, visando à proteção dos grupos de risco, compostos prioritariamente por idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Campanha da vacinação contra a gripe

Os atendimentos acontecerão das 8h às 16h e cada Unidade terá à disposição de equipe preparada para atender a todos “Isso será possível graças à sensibilidade dos profissionais e dos gestores de Saúde movidos pelo sentimento solidário e humanista”, agradeceu o Prefeito Ditão.

Na primeira etapa da Campanha de vacina da Gripe está incluso os idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde, nessa semana devido a quantidade de vacinas recebidas e como forma de prevenção de aglomeração, foi priorizado os idosos acamados e domiciliados, idosos a partir de 80 anos e profissionais da rede pública.

Isolamento social

Para controlar a disseminação do novo coronavírus, Ditão destacou a importância da união de esforços e do bom senso da população em relação às condutas preventivas adequadas. “Lavar as mãos, limpar superfícies, evitar aglomerações e entender que há mensagens que precisam ser entendidas e disseminadas são pontos fundamentais. A prevenção é tarefa de cada um de nós. Evitem compartilhar fake news. Pessoas com quadro de gripe, ao perceber um aumento dos sintomas, deve procurar o atendimento médico”.

O Prefeito recomendou, ainda, isolamento social ao longo dos próximos  dias. “Em virtude da mudança do clima nas próximas semanas, teremos uma bela oportunidade de evitar a transmissão do coronavírus no momento em que ele está crescendo. Este não é um momento de lazer nem de entretenimento. A quebra dessa regra pode representar uma perspectiva mais grave do ponto de vista epidemiológico na Cidade”, alertou.