Cotidiano

Cocari entrega prêmios da XV Campanha Cocari Solidária

Maria Antônia Daré da Silva, de Borrazópolis-PR, em entrevista à equipe da TV Cocari (Foto: Divulgação)

Trabalhando em parceria com a comunidade, a Cocari promove o bem-estar social nos mais de 30 municípios em que atua e, há 15 anos, realiza a Campanha Cocari Solidária. Na última quinta-feira (30/7), foram sorteados os prêmios da 15.ª campanha, edição 2019/2020. Envolvendo 138 entidades, o projeto levantou mais de R$ 534 mil a partir dos cupons trocados na venda de vale-mudas de essências nativas, produzidas por colaboradores que também são alunos da APAE. Os valores arrecadados ficam disponíveis integralmente para as entidades participantes, dando suporte econômico às ações desenvolvidas em benefício da população.

Na terça-feira (4/8), o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, falou sobre a emoção de entregar os prêmios da campanha. “Quando temos esse sentimento de ajudar os outros, ele faz toda a diferença na vida das pessoas. Sempre dizemos que é uma bênção poder ajudar. É muito mais fácil poder ajudar do que receber ajuda. Acredito que este programa retrata isso. Primeiro, pelo valor arrecadado pelas entidades ao longo dos 15 anos. Estamos falando em mais de R$ 5,7 milhões em valores originais. Há um sentimento de gratidão ao entregar os prêmios, pelos participantes que decidiram colaborar”, diz.

Para Sebold, os maiores ganhadores nesta campanha são as entidades que utilizam esses recursos para melhorar o dia a dia das pessoas que precisam. Segundo ele, a Campanha Cocari Solidária é um programa que valoriza a responsabilidade social trazida pelo sétimo princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade, e que é conduzido com lisura e transparência.

Para Maria Antônia Daré da Silva, de Borrazópolis-PR, o automóvel sorteado na campanha será especialmente importante para sua família. “É uma bênção. Agradeço muito a Deus e também à Cocari por esse prêmio. Eu não tenho carro. O que eu uso é emprestado do meu filho, que utilizamos para transportar meu esposo que é doente”, conta. Ela diz ainda que não esperava ganhar e tinha adquirido o cupom para ajudar, como faz todos os anos. “Comprei vários cupons, mas não esperava ganhar. Foi uma emoção muito grande”, define.

Bianca Duarte Iszczku Basdão, de Kaloré-PR, ganhou uma das motocicletas. “Fiquei completamente feliz. A gente nunca espera receber um prêmio desse e estou muito realizada”. A jovem, que está esperando um bebê, comemorou a premiação de forma particular.

Adriana Aparecida Verenka, de Jardim Alegre-PR, contou como recebeu a notícia de que tinha sido contemplada no sorteio. “Eu estava trabalhando e saí numa alegria só, contando para todo mundo que tinha ganhado a moto. Tem que tentar, a sorte vem. Deus nos abençoa quando estamos precisando. Eu sempre aconselho instituições de outras cidades a pegarem os cupons da campanha, porque o retorno do dinheiro para a instituição é integral e sempre ajuda muito. A gente compra para ajudar e por fim leva a sorte dessa de levar uma moto zero para casa”, diz.  

Adriano de Almeida Peres, de São Pedro do Ivaí-PR, acredita que recebeu uma intervenção especial. “A gente comprou lá em Santa Rita de Cássia, comprei um cupom só. Na hora em que minha mulher atendeu a ligação, eu não acreditava. É o meu presente de Dia dos Pais. Agradeço à Cocari por ter dado essa oportunidade para a gente. Acabamos comprando o cupom e ganhando, graças à Santa Rita”, conta.