Paraná

Chuva forte com granizo deve cair no PR, SC e RS nesta terça

Uma forte tempestade com risco de granizo pode cair em toda a Região Sul do Brasil nesta terça-feira (5). Vinda do Paraguai, a instabilidade passa por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O alerta laranja, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informa que a tempestade pode chegar a partir da madrugada de terça. Já em Curitiba, ela deve passar durante a tarde.

A previsão é de que caia grande quantidade de chuva com ventos intensos (entre 60 km/h a 100 km/h) e queda de granizo. Se isso ocorrer, alerta o Inmet, é preciso estar atento para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Essa instabilidade é esperada em estações como a primavera, segundo o Simepar. Nesta terça, a sensação é de que o tempo esteja bastante abafado, já que se trata de massa de ar quente e instável, conforme explicou o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar. Em Curitiba, os termômetros ficam entre 18°C e 30°C.

Litoral paranaense

No Litoral, a chuva deve chegar no fim da manhã. Em Guaratuba e Matinhos as temperaturas ficam entre 23°C e 29°C. O alerta laranja do Inmet abrange o Litoral do Paraná.

Interior

O interior do estado também deve presenciar as mudanças no tempo nesta terça. No Noroeste do estado, em Maringá, a previsão é de as temperaturas fiquem entre 22°C e 35°C e a chuva chegue no início da noite. Em Cascavel, no Oeste, a chuva chega já na madrugada desta terça e deve durar o dia todo, segundo o Simepar. As temperaturas na região ficam entre 23°C e 32°C.