Candidatos do Enem são avisados de lotação de sala e impedidos de fazer a prova

Estudantes inscritos no Enem 2020 no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul relatam que foram impedidos de fazer a prova devido a lotação das salas.

Neste ano, o Inep, organizador do exame, divulgou um protocolo sobre a Covid-19 que reduziria a capacidade das salas para manter distanciamento mínimo entre os candidatos.

Em Curitiba, alunos chegaram a registrar um boletim de ocorrência.

A atual edição do Enem está sendo marcada por manifestações contrárias a realização da prova em meio à piora dos números da pandemia do coronavírus no Brasil.

Alunos reclamam que receberam a informação de que seriam obrigados a fazer a reaplicação da prova nos dias 23 e 24 de fevereiro sem levar um comprovante sobre a mudança de data e por qual motivo.

O Inep ainda não comentou a situação relatada nos três estados da região Sul.

Às 20h, haverá uma entrevista coletiva para falar sobre o primeiro dia de provas do Enem.

“Cheguei super cedo no lugar mas quando entrei na fila pra entrar me disseram que não tinha lugar pra todo mundo na sala”, diz a estudante Tayna Guedes Bampi, de 21 anos, que tentou fazer a prova na UniRitter.

Pelo menos dois locais registraram problemas no estado: a PUC-RS e a UniRitter, ambas em Porto Alegre.

Segundo ela, funcionários informaram que ela realizaria a prova em outra data. Mas não foi entregue nenhum tipo de comprovante. “Só marcaram com caneta no meu nome”, relata.

Em Santa Catarina, estudantes reclamaram de desorganização, fila e calor.

Na sexta (15), a UFSC já havia comunicado o Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, que havia recebido um plano de salas com ocupação de 80% de candidatos para a realização do Enem.

De acordo com a instituição, a condição para ceder os espaços seria que as salas tivessem limite máximo de 50%.

No Paraná, em pelo menos quatro locais de prova houve casos de inscritos que não puderam fazer o exame. Candidatos também afirmam que deixaram o local sem um comprovante de presença.

A candidata Mariana Ribeiro de Jesus, de 25 anos, disse apenas 15 pessoas entraram na sala em que ela faria a prova, no Colégio Medianeira.

“Eu estava na fila para entrar na sala, e quanto chegou a minha vez, me falaram que tinham atingido o limite de 50% do local”, afirmou.

Ela disse assinou uma ata, onde foram anotadas as informações pessoais dela, e que a única orientação que recebeu foi de entrar em contato com o Inep pelo 0800-616161.

“Eu ainda pedi para tirar foto dessa ata, mas não me deixaram”, disse a estudante, que tenta o Enem pela terceira vez para cursar medicina.