Política

Câmara de Mandaguari: Próximas sessões de junho começarão às 19h

As sessões ordinárias da Câmara de Mandaguari dos dias 10, 17 e 24 de junho começarão às 19h. A decisão, provisória, foi publicada no Diário Oficial nesta quarta (5). O objetivo é aumentar a adesão popular, além de garantir a permanência do público até o fim das Plenárias.

Devido ao grande número de matérias a serem deliberadas, além das pertinentes considerações dos parlamentares sobre assuntos diversos que ocorrem no chamado “grande expediente”, as reuniões, realizadas às segundas-feiras a partir das 20h, com frequência têm sido finalizadas após as 22h30.

A expectativa dos vereadores é de que a antecipação do horário estimule a estadia do público no Plenário, bem como o acompanhamento por meio da transmissão online no canal do YouTube, até o fim das sessões. A mudança não é definitiva e dependerá da recepção da comunidade.

Entenda

As sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara de Mandaguari seguem um padrão estipulado por meio do Regimento Interno e ocorrem de acordo com a pauta do dia. A Plenária é dividida em três momentos:

- Pequeno Expediente: quando ocorre a votação da ata da sessão anterior e as leituras de ofícios e expedientes recebidos pela mesa diretora;

- Ordem do Dia: momento em que são discutidos e votados as matérias em pauta, como projetos de Lei e decretos de autoria dos Poderes Legislativo e Executivo, bem como os requerimentos propostos pelos parlamentares;

- Grande Expediente: Período em que cada vereador tem a palavra por 10 minutos para suas explicações pessoais de livre escolha.