Caged: Mandaguari gerou menos empregos em setembro

O Ministério do Trabalho divulgou, na quinta-feira (17), mais uma edição do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), levantamento que acompanha mensalmente a evolução do emprego formal no Brasil. O último relatório traz os números de setembro.

O documento mostra que Mandaguari registrou 303 contratações e 286 demissões no mês passado, tendo resultado de 17 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Em comparação com agosto, quando a cidade abriu 76 novas vagas formais, houve queda significativa. A queda foi motivada por demissões em setores como agropecuária, construção civil e comércio, com este último fechando 13 postos de trabalho em setembro.

Indústria, com 16 novas vagas, e serviços, com 18, ajudaram a “segurar” o resultado do mês, porém tiveram números mais tímidos em relação a levantamentos anteriores.

Apesar do resultado não tão positivo em setembro, Mandaguari ainda tem bons números no acumulado do ano. Foram 3.067 admissões e 2.582 desligamentos entre janeiro e setembro.

Com isso, a cidade tem saldo de 485 empregos gerados com carteira assinada. Ainda no acumulado de 2019, a indústria lidera as contratações, seguida por construção civil e serviços.

A expectativa para o último trimestre do ano é positiva, no entanto. Com a proximidade de promoções como a Black Friday e períodos comemorativos como o Natal, a tendência é de que o comércio volte a ficar aquecido e faça novas contratações.

Marialva

O Caged mostra ainda que Marialva abriu mais vagas de emprego em setembro em comparação com agosto. Foram 72 novos postos de trabalho no mês passado, contra 35 do período analisado anteriormente.

O resultado positivo foi puxado por indústria, com 32 vagas abertas, e comércio, com 22. De janeiro a setembro, Marialva registrou 2.463 contratações e 2.011 demissões, ou seja, tem resultado de 452 postos de trabalho abertos.

No acumulado do ano, a indústria foi responsável pelo maior volume de contratações, seguida de perto por serviços e comércio. Para o período de final do ano, com a temporada da uva, a expectativa é de aumento na geração de empregos.