Aurora Alimentos e Cocari são tema de reportagem no Globo Rural

Na manhã de domingo, 19 de maio, o programa Globo Rural exibiu uma matéria, na Rede Globo, sobre os condomínios avícolas da região de Mandaguari-PR e Jandaia do Sul-PR,  um empreendimento que surgiu da necessidade de abastecer o abatedouro de frangos da Aurora Alimentos, em Mandaguari-PR, que trabalha em intercooperação com a Cocari.

Reportagem

O jornalista Nélson Araújo visitou os condomínios entre os dias 16 e 19 de fevereiro deste ano, captando imagens e fazendo entrevistas a fim de entender o funcionamento dos condomínios. Na ocasião, dentro de um dos aviários, o presidente da Cocari e sócio gestor dos condomínios, Vilmar Sebold, falou sobre o emprego de tecnologia no manejo das aves e de mitos que circulam a respeito da avicultura, como a inclusão hormônios na dieta das aves.

O trabalho nos aviários é realizado por parceiros, que são sócio produtores dos condomínios, conforme regulamenta a lei 11.443/2007. Eles receberam a equipe do Programa em suas casas e falaram sobre sua rotina de trabalho, renda e sobre o convívio entre as famílias que, além de trabalhar, moram nos condomínios.

Origem

Vilmar Sebold ressaltou os altos riscos do investimento. “No início, os produtores colocaram de forma muito clara que, para que eles pudessem investir, eles precisavam de segurança dentro de um processo”, informou. O projeto foi idealizado por Vilmar Sebold e, ao final de algumas reuniões preliminares, segundo ele, “não sobrava nenhum interessado, porque todo mundo ficava com medo em função do investimento”.

Depois de algum tempo, um financiamento junto ao BRDE, viabilizado por meio do Sicredi, possibilitou que os produtores pudessem, enfim, viabilizar os investimentos que fizeram com que os condomínios se tornassem realidade.

Tecnologia

Todos os aviários contam com pressão negativa, são climatizados e automatizados.  O ideal é que, no início, o pintinho fique em uma temperatura de 33 a 34 °C dentro do aviário. Nas palavras do jornalista Nélson Araújo: “ave crescida pede clima de shopping center”, isto porque, no final do ciclo, é interessante que a temperatura chegue, no máximo, a 25 °C. Para isso, a automação e a tecnologia são necessárias para alcançar altos níveis de eficiência. O objetivo é produzir com baixo custo, a fim de ter competitividade no mercado.

Frangos não usam hormônios

Um dos maiores mitos relacionados à criação de frangos em granjas é crença de que esses animais tomam hormônios para alcançar os índices desejados de crescimento. É compreensível que o público leigo procure explicações para a evolução dos frangos da atualidade, que chegam a 3 kg com idade entre 40 e 42 dias. Porém, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proíbe, por meio da IN nº 17 de 2004, a administração de produtos com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, além de substâncias ß-agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar.

São outros fatores, portanto, os responsáveis pelo crescimento dos animais, como a tecnologia na infraestrutura, nutrição e o melhoramento genético.

Solidariedade

Trazendo o enfoque para a união e solidariedade, o jornalista entrevistou os parceiros dos condomínios, que trabalham direta e diariamente com os frangos. Os parceiros, em entrevista, ressaltaram que é importante que eles saibam se comunicar entre si. Um episódio, em especial, fui usado na matéria para ilustrar a união e a solidariedade entre os parceiros. No ano passado, a falta de energia causou a morte de muitos frangos em um dos aviários e, apesar do prejuízo, o que ficou foi a lembrança da união de todos para remover os frangos perdidos durante a noite, para que, na manhã seguinte, fosse possível retomar a rotina de trabalho.