Atendimentos do Samu para Covid voltam a subir em Arapongas

Dados fornecidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Arapongas demonstram que do total de atendimentos realizados em 24 horas, pelo menos 37% das ocorrências são relacionadas a pacientes com Covid-19. O aumento no número de casos que precisam do serviço amplia o tempo de espera pela chegada das ambulâncias nas demais ocorrências. As informações são do portal TN Online.

Os dados se baseiam nos atendimentos realizados no último dia 10 de maio, quando as ambulâncias do Samu foram acionadas 37 vezes para diversos atendimentos. Destes, 14 chamados era para atender casos de pacientes com Covid-19. Neste dia, algumas ocorrências de acidentes de trânsito tiveram um tempo de espera um pouco maior, por conta dos protocolos de desinfecção que precisam ser cumpridos a cada atendimento relacionado a Covid-19.

De acordo com o coordenador do Samu de Arapongas, Enfermeiro Carlos Eduardo Arruda, são atendimentos em casa de pacientes com covid que precisam de hospitalização e outros de transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Honpar. Cada vez que um atendimento como este termina, leva-se de 15 a 30 minutos para desinfecção total da viatura e desparamentação dos socorristas. 

Arapongas conta com duas ambulâncias básicas, uma unidade avançada (UTI), e de uma outra ambulância que foi colocada pelo município para atendimentos mais simples para transferências e altas de pacientes com Covid. Mesmo assim, em dias de maior fluxo de ocorrências, o tempo de resposta do Samu acaba sendo um pouco maior.