“A partir do momento que ganhei a eleição, meu partido é Mandaguari”

Eleito pelo PSD, Alécio Bento da Silva Filho, o conhecido Alécio do Cartório, também foi ouvido pela reportagem do Jornal Agora. Com experiência na política e passagem anterior pela Câmara, Alécio volta ao legislativo após oito anos, e afirma que, apesar de ter sido eleito por um partido de oposição, quer a proximidade com a prefeitura. Veja a seguir os principais trechos da conversa. 

Jornal Agora: Domingo, durante a transmissão, nós comentamos que dá pra contar nos dedos quantos vereadores conseguem se reeleger depois de determinado tempo. E você está retornando à Câmara após oito anos!

Alécio: Veja que essa eleição foi realmente atípica, uma eleição de 167 candidatos a vereadores, obviamente a população ficou naquela situação, “em quem votar?”. Se fosse uma eleição como a ássada seria uma eleição normal, mas agora com tantos candidatos foi realmente uma votação que eu tive 554 votos, que parece ser poucos votos, mas foi um número realmente expressivo. Eu tenho certeza que Mandaguari vai estar em boas mãos, se esses vereadores se elegeram é porque são boas pessoas.  

Essa estratégia de lançar muitos candidatos, você acha que tem que ser repensada pras próximas eleições?

Com certeza. A questão não é quantidade. Para vereadores a questão é qualidade. Afinal, Mandaguari tem que aprender que não é dar tapinhas nas costas, tem que se analisar o candidato, se ele tem competência para estar lá no Legislativo e representar a cidade.

A Câmara está em um impasse que é a questão do Plano Diretor, que está se arrastando há pouco mais de um ano. Esse assunto está entre suas prioridades, vimos que você trabalhou bastante isso durante a sua campanha.

Com certeza. Mandaguari está parada. Nós temos indústrias que dependem desse plano, e isso não é algo que possa esperar, já deveria estra sendo visto hoje. Dia primeiro eu sei que é recesso, mas a maioria dos vereadores vai trabalhar nesse projeto, com as mudanças devidas, pois ajustes devem ser feitos nesse plano que está acabando com o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.

Você foi eleito por um partido contrário ao da prefeita, porém vários dos seus apoiadores estavam vinculados à campanha dela. Como você pretende se posicionar perante a administração no começo do mandato?

Apesar de ter sido eleito pelo PSD, comandado pelo Marcos Jovino, a partir do momento que eu ganhei uma eleição, o meu partido é Mandaguari, eu tenho que defender essa cidade e não interesses de grupo. Sou vereador de Mandaguari, a prefeita Ivonéia pode ficar tranquila que os projetos que forem de interesses do município não terão oposição vinda de mim.

Como que você avalia os novos vereadores que estão compondo a Câmara, são três reeleitos, quatro já com um mandato, incluindo você, e cinco de primeiro mandato. Como você acha que vai ser o funcionamento dessa Câmara?

Olha eu tenho muita personalidade, e como já falei quem se elegeu é porque tem competência, eles não são vereadores de grupos, estão aqui por Mandaguari. Todos os que conversaram comigo querem ter um mandato tranquilo, ajudar Mandaguari. E eu espero que isso seja feito por eles, pois eles foram eleitos pra isso. 

*Entrevista publicada na 358ª edição do Jornal Agora