1º dia de Enem teve recorde em abstenções, alunos barrados em sala lotada e redação sobre saúde mental

Na tarde do último domingo (17), foi aplicado em todo o país o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em meio à alta de casos do novo coronavírus em 13 estados, suspensão da prova no Amazonas, estudantes barrados em salas e abstenção recorde: 51,5%.

A primeira etapa da prova contou com as áreas de linguagens, humanas, e suas tecnologias e redação. Foram abordados nas questãos temas como desigualdade salarial entre Neymar e Marta, escravização de chineses e uma proposta de redação sobre o estigma da saúde mental. 

A segunda prova será aplicada no próximo domingo (24) com questões sobre ciências da natureza e matemática.

Embora o Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame, tenha assegurado que seguiria protocolos de segurança para fazer a prova em plena pandemia, houve candidatos barrados na porta da sala de prova porque os locais já estavam com a lotação acima do que estabelecia o protocolo contra a Covid.

Casos assim foram registrados no PR, RS, SC e SP. Os candidatos reclamaram que não receberam comprovantes ou qualquer documento após serem informados que teriam que fazer a reaplicação.