Procon de Mandaguari oferece plataforma de educação financeira em conjunto com o PROCON-PR e Febraban

Pesquisa realizada com 1.130 consumidores mostra que 42% não se consideram financeiramente educados e 60% dos entrevistados afirmaram não controlar seu orçamento por falta de disciplina.

O Procon de Mandaguari, em uma ação conjunta com os Procons municipais do Estado do Paraná e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), está disponibilizando aos consumidores acesso à plataforma de educação financeira meubolsoemdia.com.br. A intenção é oferecer conteúdo para que as pessoas tenham condições de tomar decisões conscientes de consumo.
A plataforma criada pela Febraban traz conteúdos sobre educação e organização financeira, dicas para o consumidor não cair em golpes, simulador de sonhos, planilhas para controle das contas, vida sustentável, entre outros. O acesso e a navegação são gratuitos.
Em recente pesquisa feita pelo Procon-PR com 1.130 consumidores foi constatado que, embora mais de 73% dos respondentes tenham ensino superior ou pós-graduação, 42% não se consideraram financeiramente educados. Outro dado mostrado na pesquisa é que 60% dos entrevistados afirmaram não fazer o controle do seu orçamento por falta de disciplina.
“A educação para o consumo é uma das ferramentas mais importantes da defesa do consumidor e faz parte das atribuições do Procon auxiliar o cidadão, evitando que caia em armadilhas, inclusive o superendividamento”, diz o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge.
Nathália Portolan, coordenadora do Procon de Mandaguari, destaca a importância da prevenção como medida mais eficaz para evitar problemas financeiros. Segundo ela, muitas reclamações de consumidores endividados surgem da falta de controle sobre suas finanças. “Uma pessoa financeiramente educada tem controle sobre seus gastos e ganhos, entende a importância de cadastrar despesas, cortar excessos e economizar, evitando assim situações de endividamento”, afirma.
Em outra frente para auxiliar os consumidores, o Procon de Mandaguari reitera a possibilidade de audiência de conciliação através do Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado e Renegociação (NACONSUR), com o objetivo de solucionar problemas entre clientes e fornecedores.
Sobre a plataforma meubolsoemdia.com.br, 30 Procons municipais participam da divulgação aos consumidores, como por exemplo os de Guarapuava, Piên, Umuarama, Mandaguaçu, Pato Branco, Palmas, São Jerônimo da Serra, Castro, Sarandi, Arapongas, Mandaguaçu, Laranjeiras, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Mandaguari, Medianeira, Cambé, Telêmaco Borba, Japira, Paranavaí, Goioerê, Dois Vizinhos, Matelândia, Astorga, Pinhão e Almirante Tamandaré, entre outros.

Com informações do Procon Mandaguari