Procon de Mandaguari ajuda em consulta ao sistema de valores a receber (SVR)

Conforme amplamente divulgado, o Banco Central do Brasil (Bacen) criou o SVR – Sistema de Valores a Receber, que oferece à população (Pessoas Naturais e Jurídicas) a possibilidade de consultar a existência de valores a receber junto às instituições financeiras.

Apesar da devolução de valores ocorrer em rotina no sistema financeiro, com processos regulares que asseguram o crédito diretamente em conta e a disponibilização de saque via ordem de pagamento, alguns valores estão pendentes e poderão ser resgatados de forma digital (site do Bacen) ou diretamente nas IFs.

Embora o valor total divulgado seja da ordem de bilhões de reais (o que pode despertar grande interesse de todos), importante destacar que o valor médio por consumidor é de pequena monta e, naturalmente, nem todos os consumidores que tiveram conta bancária ou relacionamento com as instituições possuem créditos a receber.

Assim, o PROCON de Mandaguari, através de seu dirigente, vem auxiliar os munícipes com informações e como solicitar o resgate diretamente nos canais oferecidos pelo Banco Central ou nos canais oferecidos pelas instituições financeiras.

O objeto principal é auxiliar o consumidor para que não caia em golpes. O Banco Central não entra em contato com os cidadãos e qualquer informação sobre valores a receber poderá ser obtida a partir de hoje, 14/02/2022. A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição.

Abaixo questões mais recorrentes para entendimento do assunto e devida orientação aos consumidores.

O que é SVR?

Um sistema disponibilizado a toda população pelo Bacen, onde é possível consultar e retirar eventuais valores que estejam esquecidos nas instituições financeiras pelos seus clientes.

Todos os clientes possuem valor a receber?

Não. Somente clientes que tiveram algum relacionamento com a instituição e ao encerrarem esse relacionamento não retiraram a totalidade dos saldos e créditos disponíveis. As instituições possuem sistemas de restituição permanente mediante crédito diretamente em conta e disponibilização dos valores para saque via ordem de pagamento, entretanto, alguns resquícios desse processo de devolução ainda não foram retirados pelos titulares. Esses valores poderão ser retirados pelo SVR – Sistema Valores a Receber.

Quando estará disponível para consulta e solicitação de retirada?

Uma parte dos valores está disponível desde 24.01.2022 e outros valores serão inseridos gradativamente. Tendo em vista a alta procura dos clientes e a necessidade de ampliação da capacidade de atendimento do Sistema de Valores a Receber, estabilidade e segurança da plataforma, o Bacen prorrogou o retorno do SVR para 14.02.2022.

Que tipo de valores estão sendo disponibilizados?

São valores referentes a devolução de tarifas e saldos restantes em contas, por exemplo, que não foram retirados pelos titulares no final do relacionamento. Além de valores remanescentes de cotas de consórcio, por exemplo.

Qual a média dos valores por cliente?

A média dos valores a receber gira em torno de R$ 10,00, porém, cada consumidor e cada cliente poderão consultar o seu valor individualmente e requisitar a devolução.

Como posso saber se tenho saldo a receber?

A consulta é feita pelo site ou App do Bacen, na opção Minha Vida Financeira, apenas com o CPF/CNPJ. Caso haja valor a receber, a solicitação de resgate poderá ser feita diretamente pelo sistema Registrato do próprio site/App do Bacen. Para acessar o Registrato o cliente precisa ter o cadastro e senha do sistema ou acessá-lo com usuário e senha já utilizados no portal GOV.BR.

O resgate pelo sistema Registrato será possível para as instituições Financeiras que aderiram a esse sistema. As demais Instituições estão disponibilizando canais próprios para solicitação do resgate. No momento da consulta, o cliente visualizará se os valores a receber de sua Instituição permite o resgate via Registrato ou qual o canal específico da IF para solicitação.

Posso verificar diretamente no meu banco?

Cada instituição financeira possui informações sobre o relacionamento e valores a receber de seus clientes, portanto, o ideal é que a consulta seja feita pelos canais do Bacen, onde podem ser verificados valores a receber de todo o sistema financeiro e, inclusive, requisitar o crédito.

Como posso receber os valores?

No próprio site do BACEN, após ingressar no sistema Registrato, o consumidor poderá indicar sua chave PIX para receber o valor. A instituição financeira receberá a solicitação e fará o crédito na conta indicada em até 12 dias úteis. Se o consumidor não possuir conta para receber o valor, a orientação é para que procure sua instituição financeira que disponibilizará outra forma de saque, como por exemplo, ordem de pagamento.

Se não tiver valor a receber no Registrato preciso procurar meu banco?

Não. Os bancos estão alimentando as informações do SVR do Bacen nas datas programadas. Se não constar valores no SVR significa que o consumidor não possui valores a receber referentes aos motivos de devolução desse processo. Caso o consumidor entenda que possui outros valores a receber ou pleitear (que não se confundem com os motivos do sistema Valores a Receber) deve procurar diretamente a Instituição e apresentar o pleito utilizando os canais recorrentes, especialmente o SAC ou Ouvidoria.

Site do Banco central do Brasil e acesso ao Registrato: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/sistema-valores-a-receber
Colocamo-nos à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas através do e-mail: mandaguaripr@procon.pr.gov.br.

Serviço – Atendimento do Procon Mandaguari

Onde: Rua Romário Martins, esquina com a Padre Antônio Lock

Mais informações pelo e-mail mandaguaripr@procon.pr.gov.br