Prefeitura se manifesta sobre polêmica do concurso da Guarda Municipal
Executivo afirma em nota que processo seletivo continua
No inicio desta semana o Portal Agora trouxe a notícia que a Prefeitura de Mandaguari decidiu suspender a realização do concurso para Guarda Civil Municipal após receber uma recomendação administrativa do Ministério Público do Estado do Paraná.
Conforme o documento assinado pela promotora de justiça Roberta de Almeida Said Coimbra, que a reportagem teve acesso, consta uma série de recomendações para que o município adeque o edital do concurso público. A recomendação foi enviada ao município na última quarta-feira (10), um dia após o período de inscrição do concurso.
Dentre os vários questionamentos que o MP fez, está a capacidade técnica do Instituto Omni, contratado pela Prefeitura de Mandaguari para realizar a aplicação das provas. De acordo com o cadastro do Omni no Governo Federal, o instituto é de Maringá e foi criado em 22 de agosto de 2022. No site oficial do instituto, consta que eles foram responsáveis por um concurso realizado na cidade de Suzano (SP) e outros quatro processos seletivos, realizados pelas prefeituras de Santa Cruz do Escalvado (MG) e Tupã (SP).
A Prefeita Ivonéia Furtado usou suas redes socias na noite desta segunda-feira (15) para falar sobre o assunto, diante disso a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do município nesta terça-feira que respondeu através de uma nota:
O Município de Mandaguari informa que recebeu a Recomendação Administrativa nº 04/2025, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mandaguari, referente ao concurso público da Guarda Municipal.
A empresa responsável pela execução do certame encaminhou sua resposta às recomendações ainda ontem. Já a Administração Municipal apresentará, nesta data, os documentos e informações solicitados, para análise da Promotoria.
Esclarece-se, ainda, que neste momento o concurso não está suspenso, pois se está na fase de análise da documentação apresentada. O Município seguirá acompanhando o processo e aguardará o posicionamento oficial do órgão fiscalizador, reafirmando seu compromisso com a legalidade e a transparência.