Município suspende concurso da Guarda após denúncia do MP

A Prefeitura de Mandaguari decidiu suspender a realização do concurso para Guarda Civil Municipal após receber uma recomendação administrativa do Ministério Público do Estado do Paraná.

No documento, assinado pela promotora de justiça Roberta de Almeida Said Coimbra, consta uma série de recomendações para que o município adeque o edital do concurso público. A recomendação foi enviada ao município na última quarta-feira (10), um dia após o período de inscrição do concurso.

Entre os pontos destacados pelo MP, está a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista nas cotas destinadas a pessoas com deficiência e a garantia de que estes tenham condições especiais para realização das provas.

Além das recomendações, o MP questiona ainda a capacidade técnica do Instituto Omni, contratado pela Prefeitura de Mandaguari para realizar a aplicação das provas.

De acordo com o cadastro do Omni no Governo Federal, o instituto é de Maringá e foi criado em 22 de agosto de 2022. No site oficial do instituto, consta que eles foram responsáveis por um concurso realizado na cidade de Suzano (SP) e outros quatro processos seletivos, realizados pelas prefeituras de Santa Cruz do Escalvado (MG) e Tupã (SP).

De acordo com o MP, as recomendações são fundamentais para garantir a lisura e a legitimidade dos concurso. Agora, tanto a Prefeitura de Mandaguari quanto o Instituto Omni terão o prazo de cinco dias para enviar uma resposta ao Ministério Público. Até que sejam feitas as adequações, o concurso público segue suspenso.