Mandaguari adere ao Susaf-PR e amplia mercado para produtos de origem animal

Produtores deixam de ter suas vendas restritas ao município e podem comercializar em todo o Paraná.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) oficializou a adesão do município de Mandaguari ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). A entrega do certificado ocorreu nesta terça-feira (9) na Prefeitura, com a presença da diretoria executiva da agência, de servidores dos escritórios locais e de autoridades municipais.

Com o certificado, os produtores mandaguarienses deixam de ter suas vendas restritas ao município e podem comercializar em todo o Paraná. Na prática, o Susaf fomenta o crescimento econômico da agroindústria familiar, assegurando padrões sanitários de qualidade e abrindo novas oportunidades de mercado.

Presente na solenidade, o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, reforça a relevância do Susaf para a dinâmica do Estado como protagonista na produção de alimentos.

“O Susaf tem contribuído muito para a agregação de valor aos produtos que são produzidos nos municípios que aderiram. O programa é um sucesso e atende à ideia de que o Paraná é o supermercado do mundo, permitindo que agricultores familiares, com seus pequenos estabelecimentos, com produtos de alta qualidade, possam abastecer a população com um alimento seguro em todo o território paranaense”, salientou.

Com a certificação, produtores rurais e agroindústrias familiares do município podem iniciar o processo para registrar seus produtos de origem animal no sistema e, assim, ampliar o mercado para todo o Paraná.