Índice de Infestação da dengue revela estado de alerta em Mandaguari

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mandaguari divulgou a segunda medição de 2023 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) através da Vigilância em Saúde. O resultado revelou um estado de alerta de infestação do mosquito, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, após a visita de 882 imóveis da cidade entre os dias 3 e 7 de abril.

Segundo o levantamento, foram encontrados focos do mosquito em aproximadamente 3,5% dos imóveis visitados, o que equivale a cerca de 26 residências. Esse valor é considerado estado de alerta de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), que estabelece que o índice de infestação predial do mosquito deve ser inferior a 1% para ser considerado satisfatório. Quando a taxa varia entre 1% e 3,9%, é considerado estado de alerta, enquanto que percentuais acima de 3,9% são classificados como risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.

O calendário de medição do LIRAa é estabelecido pelo Governo do Estado e prevê quatro ciclos com intervalos regulares, que podem ser alterados pela Secretaria Estadual de Saúde se necessário. A prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, pediu a colaboração dos moradores na luta contra a dengue, enfatizando a importância de um esforço coletivo para eliminar objetos que acumulem água e evitar a proliferação do mosquito.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari