Grupo de cervejeiros caseiros realiza encontro em Mandaguari

Evento reuniu produtores e convidados de várias cidades da região e até do interior de São Paulo

No dia 31 de janeiro, aconteceu o 7º Encontro dos Cervejeiros de Mandaguari e Região. O grupo foi criado no início de 2016 e reúne produtores e apreciadores da bebida. O evento, que marcou os dez anos do grupo, contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas de várias cidades da região e até do interior paulista.

Além de promover a confraternização entre os amantes da cultura cervejeira, o encontro também teve caráter social, com a arrecadação de cerca de 50 litros de leite, posteriormente doados ao Asilo São Vicente de Paulo.

Um dos organizadores foi o mandaguariense Higor Povh, cozinheiro profissional e cervejeiro caseiro nas horas vagas. Ele faz parte do grupo há seis anos e afirma que o movimento não se resume a produzir e degustar a bebida. “Não é só sobre cerveja. É sobre amizade, troca de conhecimento, convivência e crescimento pessoal, além da gastronomia, à qual faço questão de dar minha contribuição para abrilhantar ainda mais o evento”, disse.

Higor explica que, a cada encontro com outros cervejeiros, aprende algo novo, compartilha experiências e fortalece laços de amizade. “São eventos que promovem a cultura cervejeira e a gastronomia, além de criarem momentos únicos de integração entre as pessoas”, destaca.

Também partiu dele a ideia de arrecadar as doações para o asilo. “Além de celebrar aquilo de que gostamos, também pensamos no próximo. É uma forma de retribuir à comunidade, ajudar quem precisa e mostrar que o nosso grupo tem propósito social, não apenas festivo”, reforça.

“Surpreendeu positivamente”
Morador de Maringá, o professor universitário Hugo Zeni Neto foi um dos convidados que marcaram presença. Cervejeiro há oito anos, ele é presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Maringá e Região e suas cervejas já foram premiadas em concursos estaduais e nacionais. Segundo ele, o número de participantes e a qualidade das cervejas produzidas pelos mandaguarienses chamaram a atenção. “Eu não esperava tanta gente assim e vejo que esse tipo de evento é muito importante para fortalecer a cena cervejeira, que já vem crescendo na nossa região, e atrair mais pessoas para este hobby”, comentou.

Zeni também destacou que, para os cervejeiros, essa interação é bastante positiva, pois promove uma rápida curva de aprendizado por meio da troca de ideias sobre equipamentos, técnicas e soluções para eventuais erros. “Isso se reflete diretamente na qualidade das cervejas produzidas”, acrescentou.

Quem também elogiou a quantidade e a qualidade das cervejas foi o auditor fiscal Luiz Emílio Mazzini Horta, que veio de Presidente Prudente (SP) para participar do evento. Segundo ele, a cena cervejeira mandaguariense já supera a da cidade onde mora. “Esta é a terceira vez que participo do evento aqui e vejo que existe uma ótima integração entre o pessoal. A qualidade das cervejas também melhorou muito do primeiro encontro para cá”, afirmou.
Festa para a família

Ao contrário do que muitos imaginam, os encontros de cervejeiros caseiros vão além da degustação e se caracterizam como eventos para toda a família. É comum ver pais acompanhados dos filhos, casais e familiares de diferentes gerações compartilhando o mesmo espaço.

No encontro realizado em Mandaguari, por exemplo, o casal Matheus e Gabrielly participou acompanhado da filha Laura, de apenas oito meses. Já Samuel Altomani levou para a festa a esposa, Gislaine, o pai, Edgard, de 59 anos, e o tio, Gilberto, de 64, mostrando que o evento reúne público de todas as idades.