Centenária mandaguariense comemora 108 anos

A centenária dona Belízia Rodrigues, que completou 108 anos em junho, é uma testemunha da história de Mandaguari. Belízia chegou até a morar em uma das casas dos pioneiros, que agora será revitalizada para preservar a história da cidade.

As casas dos pioneiros de Mandaguari foram inauguradas no ano de 1954, auge da produção de café na região, o chamado ouro verde. Na década de 1960, morava na casa da esquina a família do telégrafo da Estação Ferroviária,  Valdevino Rodrigues e a esposa Belízia Rodrigues.

Dona Belízia Rodrigues nasceu em Morretes, morou por muitas décadas em Mandaguari e atualmente está morando no bairro Cajuru em Curitiba. Ela esbaja saúde, porém, devido a idade, está com a mobilidade reduzida.

O professor Levi Avelino Martins visitou a pioneira e sua família e relembra os velhos tempos: “É uma família extraordinária, símbolo de uma geração exemplar. Vínhamos do sítio para a cidade, passar na casa deles era algo obrigatório por causa da amizade entre nossas famílias. Foi lá que no ano de 1966, com seis anos, que assisti televisão em preto e branco pela primeira vez”.

Ele catalogou fotos da visita, do aniversário de Belízia, da família nos anos 60 e também de quando moravam na casa dos pioneiros. “Meus sinceros agradecimentos à família que me acolheu com tanto carinho e empatia para visitar a dona Belízia, amicíssima da minha saudosa mãe”, agradece ele.

Com colaboração do professor Levi Avelino Martins