Agosto Lilás: Câmara de Mandaguari realiza palestra e apresentações culturais
Evento acontece nesta quinta-feira (28), às 19h
A Câmara Municipal de Mandaguari realiza nesta quinta-feira (28), às 19h, no plenário do legislativo municipal, uma programação especial do Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento contará com palestra da Patrulha Maria da Penha e diversas apresentações culturais e artísticas, envolvendo alunos do Instituto Jesus de Nazaré, da Academia Corpo e Saúde e do cantor Eduardo, assessor do legislativo.
A vereadora Claudete Velasco, procuradora da mulher na Câmara, em entrevista ao programa “Show da Manhã”, com Júlio César Raspinha na rádio Agora FM, destacou a importância da iniciativa e ressaltou que a palestra é impactante, pois é conduzida por policiais que lidam diariamente com situações de violência doméstica. “Elas vão dar dicas sobre o que fazer. Porque são muitos tipos de violência e sabemos que, infelizmente, são muito os casos de violência registrados”, afirmou.
Ela também comentou sobre a dificuldade que muitas mulheres enfrentam para denunciar os agressores. “Muitas não denunciam. É muito triste, mas é verdade. Por medo e muitas vezes por vergonha. Muitas ainda fazem a medida protetiva e retiram depois. É uma situação que precisa ser trabalhada”, disse.
Outro ponto destacado pela vereadora foi a dependência financeira, que mantém muitas vítimas presas a relacionamentos abusivos. Em diversos casos, o agressor impede que a mulher trabalhe justamente para que ela se torne dependente dele, o que dificulta ainda mais a busca por ajuda e a denúncia.
Claudete lembrou ainda que muitas vezes sinais de agressões são ignorados ou naturalizados pela sociedade. Para a vereadora, o evento será um espaço de aprendizado, de alerta, mas também de integração comunitária, já que além da palestra haverá apresentações culturais e um coffee break ao final.
O presidente da Câmara, Edilson Montanheri, e os demais vereadores também participam da programação. A entrada é gratuita e aberta a toda a população