Parabéns, Mandaguari!

Artigo escrito por Gilclér Regina e publicado na 400ª edição do Jornal Agora

Uma data muito especial para mim. Quando meu pai chegou à cidade, Mandaguari tinha 2 aninhos de vida. Quanta mudança.

Uma alegria poder comemorar 86 anos de uma cidade que foi base para todo crescimento do norte do Paraná, sendo então um dos maiores municípios do Brasil em extensão.

Eu, menino pobre, com base familiar, não fui menino de rua, mas estava sempre na rua. Quando podia, jogava futebol e amava isso, mas usava meu tempo fora da escola para catar papel e revirar lixões, para ajudar na sobrevivência da família. Quantas vezes no “antigo campo de aviação” era assim que a gente chamava, fui revirar lixão e o pessoal lascava os cães bravios pra cima e tinha que sair “voando” literalmente para não ser mordido.

Mas não pensem que falo isso com nostalgia, má recordação. Isso tudo forma o caráter de um ser humano. E bem ali naquela região, hoje se instala a Sociedade Rural, veja que o progresso é o agronegócio e em sua frente um local de ensino e aprendizado, a Fafiman, veja que o sucesso é buscar conhecimento para reduzir incertezas.

Pois é, família é sempre a base de tudo. Não tem como não se emocionar e lembrar do meu velho pai que fazia aniversário quase junto com Mandaguari, teria ele hoje 98 anos de idade. Lembrar da família não tem como não lembrar da cidade onde nasci, cresci e foi a base de tudo que levei para o mundo.

Sim, levar para o mundo. Como filho de Mandaguari, fico feliz em ser um dos autores mais lidos do país e um dos palestrantes com maior atuação no mercado, ao lado de grandes nomes. Olha, não falo isso com vaidade, mas com sentimento de gratidão por ver e sentir o quanto tudo isso pesou na balança do meu sucesso.

No meu livro Inteligência Emocional que ficou mais de um ano e meio nas listas dos mais vendidos do Brasil, sendo muitas vezes em primeiro lugar e até hoje no TOP 10 do Google, em seu conteúdo, tem algumas passagens por Mandaguari, como a velha Casa Assaí do Sr. Joaquim onde comprávamos alguns doces. Também cito a Casa Paulista do Sr. Fortunato e a Casa Real do Sr. Nelson.

Minha Mandaguari querida, que lhe dou os parabéns por toda sua história, quantos amigos, quantas lideranças que já se foram, quantas novas que surgiram. É isso que faz o progresso acontecer. É a história viva. 86 anos de uma belíssima história.

Posso afirmar que a minha base cultural teve início com a minha primeira universidade, as ruas da minha Mandaguari, a minha família, os meus amigos e de percorrer cada pedacinho de chão desta e cidade.

Este mesmo menino que hoje está aqui escrevendo, já fez e continua realizando palestras para instituições e empresas muito importantes, alguns presidentes de república, alguns governadores, senadores, algumas empresas que quando menino conhecia apenas pelo desenho da marca. Pois é, hoje são minhas clientes e aqui já tenho somado basicamente cinco mil palestras na história além de três milhões de livros e seis milhões de CDs Motivação e Sucesso, num país onde não sou nem pagodeiro nem sertanejo e ainda sou mentor de sete bilionários, alguns listados pela Revista Forbes. Acompanho o blog que trabalha as boas lembranças da cidade. Boas lembranças do CEVC, amigos de lá até hoje que me passam mensagens e tenho saudades daqueles tempos, dos amigos, de muitos professores, alguns bravos, exigentes, mas que hoje você vê que te ajudaram na construção de uma carreira.

Foi aí que, pelas circunstâncias de sobrevivência da família pobre, eu compreendi que existem dois lugares para um ser humano no mundo: a sua “zona de conforto” e a linha mágica, no qual tudo acontece e produz resultados, chamada trabalho. Isso aprendi muito com minha mãe.  O engraçado é que estas linhas nunca se tocam, tampouco se cruzam. Aprendi que dificilmente você será o MELHOR sem antes ter sido o PIOR. Entre o SOPE da montanha e o TOPO existe a ESCALADA.

Não poderia deixar de dizer que essa escalada de 86 anos faz de Mandaguari uma cidade vitoriosa, com muita gente boa que daqui saiu para o mundo e outros chegaram. PARABÉNS MANDAGUARI, 86 anos não é para qualquer um.

Entendi, pelos caminhos da vida, que as dimensões de quem produz resultados passa principalmente pela mentalidade que você constrói como ser humano e impossível de falar disso com meu coração se não falar de Mandaguari. Aprendi também que sempre tem dois inimigos na vida brigando entre si dentro de você, sobre o desistente e o persistente e vence quem você alimentar mais.

Fico muito feliz em acompanhar a história da cidade, nos sites da cidade, no Portal Agora que presta um grande serviço à comunidade. Espero continuar contribuindo com conteúdo para que muitos conterrâneos mandaguarienses possam superar barreiras e crescer. Neste tempos mais difíceis que vivemos sobre pandemia ou mesmo política que machucou a vida de muita gente, nos remete a muitas lembranças e percebemos que tínhamos tempo e reclamávamos da falta dele. Agora que temos, muitas vezes não sabemos o que fazer com ele. Parabéns meus irmãos mandaguarienses por mais um aniversário. Não tem como esquecer aquelas festas na praça em comemoração ao aniversário da cidade.  

Que Deus nos traga esta alegria de volta e que a cidade esteja num caminho de prosperidade e as pessoas que aí vivem, num caminho de serenidade. Um abraço e que Deus abençoe a todos.