Mandaguari, 85 anos. Agora e o futuro

Mandaguari faz 85 anos, parabéns. Nasci aqui, me criei aqui e sempre levarei no coração. Vou pelo mundo, mas sempre imaginando que aqui é uma cidade melhor para se viver. A cidade do futuro é a cidade de qualidade e mobilidade que queremos para nós e nossos filhos, nossas famílias, com segurança e alegria de viver.
As cidades hoje são, atualmente, o lar de 54% da população mundial e pesquisas da ONU apontam para 66% em 2050. O modo como vivemos e a qualidade de vida, dependerão das escolhas que fazemos, hoje e nos próximos anos.
A tecnologia tem o poder de ajudar as pessoas e melhorar nossas vidas e a realidade é que as comunidades urbanas já estão respondendo a estas novas tecnologias, seja no transporte, na busca online de um endereço ou um serviço de entrega. Cada vez mais, precisamos de cidades inteligentes para impulsionar esta transformação, visando sempre melhorar o bem-estar da população.
Mandaguari mudou muito nestes anos. Eu que acompanho muitas e muitas cidades neste país, consigo perceber claramente aquelas que evoluíram e outras que ficaram. E mesmo, sendo uma cidade próxima de um polo que é Maringá, a nossa cidade Mandaguari mostrou a sua cara, melhorando no aspecto de qualidade e urbanismo.
Eu imagino a cidade do futuro com uma educação de qualidade, pois sem educação não há mundo, não há uma vida futura de qualidade e desenvolvimento de uma nação. Todas as transformações e melhorias de uma sociedade passam por uma educação de vanguarda, com professores respeitados que levam o SABER com SABOR.
Este saber, o conhecimento, que é levado desde a menor idade, da infância, é que sustenta uma cidade limpa, uma cidade melhor segura e com uma população que pode aspirar crescimento e desenvolvimento. Sem educação não existe país pois ela transforma e melhora as condições de vida de uma população. A cidade ideal do futuro só existe com uma educação colocada como prioridade.
Eu viajo o país realizando palestras, algumas fora do país. Como esquecer que tudo isso nasceu em casa, porque PAIS EDUCAM, PROFESSORES ENSINAM. Aí veio o meu Jardim de Infância no Tio Patinhas, a Escola da Paz, o CEVEC. Fiz parte também nessa trajetória de 85 anos, assim como meus pais, meus avós e os pais e avós da minha esposa.
Mandaguari 85 anos. Na saúde, é algo inclusivo e de qualidade. Temos os médicos de família. Pude atestar isso pela minha querida mãe que nos deixou recente e foi morar no Céu. Não basta apenas ter uma unidade de saúde e sim especialistas, equipamentos e pessoas que possam oferecer realmente uma saúde de qualidade. Claro que sempre precisamos melhorar. As pessoas têm anseios por uma medicina personalizada com tratamentos que sejam adaptados à realidade de cada um. Afinal, estamos em pleno Século XXI e uma medicina que seja humanizada mostra o papel do médico que ouve, que toca, que sente e que dá conforto, cuidando do paciente com o máximo de informação e a melhor tecnologia.
Mandaguari, numa visão de presente e futuro, tem um trabalho urbanístico de qualidade, mas somente se continuar com preocupação de ser uma cidade limpa e isto significa limpa sempre. Fazer o futuro acontecer é praticar uma educação de qualidade e isso começa com a limpeza, seja da frente das nossas casas seja nos locais públicos como praças.
É aqui que eu falo: não basta ser bom, tem que continuar sendo bom. A sujeira cobra seu preço diariamente e uma cidade de futuro é uma cidade limpa, mas é limpa sempre. Isso é algo que tem que vir de dentro de casa, de cada munícipe como também e notadamente do serviço público.
Sempre penso que não há cidade moderna onde o lixo é entulhado na frente das casas e dos prédios. Creio que o desafio é muito grande para pensar desde já numa cidade de qualidade dos bairros ao centro e do centro aos bairros. Pode ser difícil, mas é o caminho para uma cidade de qualidade que eu imagino no futuro, para mais 100 anos.
Aqui vemos Mandaguari 85 anos. Uma cidade que pode premiar todas estas atividades como reflexo de outras áreas como educação, saúde, ambiente, limpeza, mobilidade e segurança. Com um ambiente seguro, com pessoas preparadas no controle, se tranquiliza uma população com segurança.
Mandaguari 85 anos. A cidade da minha história e de muitos que por aqui passaram e principalmente aos que aqui vivem. O sentido é cada um ajudar a ser uma cidade a frente de seu tempo, com a ideia de construção de uma cidade de qualidade. Sim, com a participação de todos. Não é torcida igual de política e de futebol, é torcida pela cidade em que se vive. Parabéns, Mandaguari por toda esta história. Parabéns a você que vive aqui na cidade que tem nome de uma abelha que trabalha.

Gilclér Regina

Escritor, palestrante de sucesso e filho de Mandaguari.