Natal – Quando o Céu Toca a Terra
O nascimento de Jesus é cercado de eventos extraordinários. O evangelista Mateus conta que Maria achou-se grávida pelo Espírito – algo extraordinário nunca visto antes e nem depois – o céu tocou a Terra através da virgem Maria. Seu filho era espiritual e eterno. Ele nasceu, cresceu e viveu totalmente Santo. A bíblia diz que não houve nenhum justo sequer, somente Ele. Jesus não cometeu nenhum tipo de pecado desde a sua infância – dá pra imaginar isso? Nenhuma birra, nem briga com seus amiguinhos, ou palavrão a qualquer outra pessoa, sem reclamar da roupa que tinha ou daquela que queria ter, mas não podia, desde pequeno trabalhando com seu pai sem ficar a reclamar que não gostava ou de que era cansativo de mais, obediente em tudo e amigo de todos, este era o menino e jovem Jesus – um exemplo a ser seguido.
Outro evento extraordinário é narrado pelo evangelista Lucas, o encontro das primas grávidas Maria e Isabel, Maria grávida de Jesus e Isabel de João Batista. Quando Maria saúda Isabel o Céu toca a Terra e Isabel fica cheia do Espírito Santo – seria esta a primeira manifestação do Espírito Santo no Novo Testamento. Não é isto extraordinário? Uma saudação natural se torna algo sobrenatural – Deus transforma o simples no extraordinário.
Outro momento extraordinário acontece com os pastores que estão à noite cuidando de suas ovelhas no campo. O céu toca a terra com a manifestação do anjo vindo do céu anunciando-lhes a chegada do Salvador. O mensageiro traz a notícias a estes trabalhadores que nascia a esperança a toda humanidade. No mesmo instante este toque fica mais intenso com a chegada de uma milícia de anjos louvando ao Senhor! Imagine a música cantada no céu agora sendo cantada e tocada na terra? Este toque os levaram a Jesus.
Não parou por aí, outro fato extraordinário acontece com uns magos do Oriente que vieram a Jerusalém só para conhecer o nascido rei dos Judeus. Segundo eles, viram a Sua estrela no céu e foram conduzidos por ela até Jerusalém. O que é extraordinário nesta história é que estes astrólogos não eram judeus, nem religiosos e vieram adorá-Lo. Neste episódio o Céu toca a Terra através da vida destes homens e só voltam para casa depois de adorá-Lo. Foram tocados e tocaram o Rei dos reis, o Senhor dos senhores. Imagine a alegria e a emoção destes homens serem os primeiros a pegarem Jesus no colo e adorá-Lo? O presente que Jesus recebeu não foi de um religioso e nem de um político, ou de um conterrâneo ou familiar, mas de homens desconhecidos que foram para conhecê-Lo – creio que foi algo indescritível!
Com a vinda de Jesus, o Deus Santo veio morar literalmente entre nós. Como diz o apóstolo Paulo: o Senhor deixou a sua Glória e veio morar entre os homens – o Emanuel Deus conosco. O céu tocou a terra trazendo salvação aos perdidos. Aos que estavam vivendo na escuridão da vida, encontraram a luz do mundo, os que estavam cansados e sobrecarregados encontraram descanso para a sua alma, aqueles que eram somente criaturas passaram a ser filhos e co-herdeiros com Cristo. Eram escravos do pecado e passaram a ser livres pela sua entrega na cruz.
Como vimos, Natal é mais do que encontros de família, degustação de saborosas comidas ou troca de presentes – é o toque do Céu na Terra trazendo Salvação à humanidade! Aproveite este dia e permita-se ser tocado pelo Senhor e viva um Feliz Natal com a sua Família.
Feliz Natal!
Igreja Metodista
Pr. Edmilson Pereira Marques
