Natal, festa de um Rei Menino que é fonte de Luz, Amor e Fé

O Natal acontece.

Quanta magia contagia o ar, as ruas, as praças, os passos de todos que acreditam no Rei Menino, visitado em sua manjedoura por Reis do Oriente, pastores e animais! Quanta alegria reina nos corações ao sentirem que o Rei Menino vem trazendo, em Si, muito Amor, Luz e Fé para a humanidade, traduzindo, na comemoração de seu nascimento, os desejos benfazejos do exercício de uma vida cristã. 

Que o encanto que a Família Sagrada traduz, neste nascimento do Salvador, seja o propiciar do olhar para o Alto e agradecer pelo bem viver coletivo a todos trazido. Que seja razão para ampliar a compreensão do entendimento de que a “Estrela de Belém” indica que a existência da prática do amor, da solidariedade, da soma de mãos para alcançar um trabalho digno não traz divisão de contexto mas, sim, o alcançar do sublime degrau onde a vitória da Fé se localiza. Afinal, o Rei Menino propôs que o mundo tenha união e respeito ao que o Criador teceu sobre a Terra quando de sua criação e concretizou os Seus Desejos através de Si.   

Natal, portanto, é momento de refletir sobre quem somos e o que estamos a executar para o bem do próximo, ponto alto em relações cristãs, pois há que se ter amor e realização de sonhos no coração e nas ações. 

É momento de sentir o Deus Menino ser o Senhor do Natal e os homens se encontrarem como irmãos. É momento de enxergar a verdadeira essência que há nessa celebração ao valorizar o acontecimento que marcou a nossa salvação para a eternidade.

Assim, o Natal que se deseja é o de envolver o Jesus Menino em nossos braços e o de iluminar os recantos em que se vive; desejar o surgimento da paz em locais que apresentem diversos tipos de conflitos e impedem o alcance de bens comuns à vivência cotidiana, porque aplicar o significado de Natal implica em ter vida integrada e dignificada no encalço dos passos de Jesus, Maria e José.  É realizar o encontro da Terra com o Espaço Divino deixando as estrelas luzirem e se encontrarem na manjedoura do Bem Maior: a vida plena. 

Tenham um Feliz e Santo Natal.

Maria Inês Botelho