Desafio de MOTIVAR PESSOAS
Muito se fala em motivação em palestras, workshops, imersões e treinamentos, mas pouco se faz de concreto para motivar nossas equipes no dia a dia. Existem várias formas de proporcionarmos a motivação em nossas equipes, em nossas organizações mas neste artigo vou compartilhar uma forma simples e objetiva para iniciarmos este processo.
Devemos “delegar desafios” aos nossos liderados, isto é, delegar tarefas que exigem competências maiores do que eles já possuem. Se um problema ou projeto exige um nível de competência grau 5 para sua solução ou execução, devemos delegar esta atividade a uma pessoa que possui grau 4 das competências necessárias. Este processo de dar atividades que exigem habilidades maiores que os funcionários possuem, os motivam a se desenvolverem para conquistarem o objetivo estabelecido e se desenvolvendo as pessoas se sentem satisfeitas e motivadas dentro da equipe, da empresa, da organização.
Desafios para motivar pessoas incluem entender motivações individuais, aqui representadas por dinheiro, reconhecimento, crescimento… e ter FOCO na comunicação positiva e na escuta ativa, delegar com clareza, investir em treinamento e desenvolvimento, usar o reforço positivo, sim, isso mesmo, elogios, e estabelecer metas claras e alcançáveis, enquanto se cultiva um ambiente de trabalho de confiança e colaboração, pois a motivação varia muito de pessoa para pessoa. E, sabendo que MOTIVAÇÃO não é só desafio, pois dinheiro, plano de carreira e bom ambiente são cruciais. O desafio precisa ser acompanhado de outros fatores.
De acordo com uma pesquisa da revista Exame – Melhores e Maiores Empresas para se Trabalhar, o aprendizado e desenvolvimento profissional é o segundo fator mais importante para satisfazer e motivar os colaboradores, os funcionários dentro da empresa, portanto sua prática é fundamental para mantermos uma equipe motivada. Este processo motivacional, não deve ser aplicado somente em equipes, nós devemos aplicá-la em nós mesmos, estabelecendo desafios maiores que nossas habilidades. O auto desafio tem um grande poder de transformação, pois buscaremos um conhecimento maior para atingir e superar nossos desafios.
Existem algumas armadilhas neste processo. Muitos líderes acabam entregando atividades para um liderado com competência grau 4, atividades que necessitam habilidades de grau 6 e 7, sem conhecer o potencial de amadurecimento deste colaborador. Neste momento pode ocorrer a ansiedade e um stress patológico que resultará num efeito contrário, isto é, desmotivação total da pessoa. E isso, por si só, provoca um tremendo fracasso.
Outro grande problema neste modelo motivacional. Sabendo que o funcionário, o membro da equipe, não possui as habilidades necessárias para execução das tarefas, o líder precisa acompanhar o projeto através de reuniões regulares, incentivando o colaborador caso ele esteja no caminho certo ou redirecionando o liderado, corrigindo eventuais erros cometidos, antes da conclusão do projeto. Na mesma pesquisa da Exame, comentada acima, o primeiro fator de motivação e satisfação dos funcionários nas empresas é a aprovação ou redirecionamento dos líderes que pode facilmente ser aplicado através do feedback positivo ou feedback de desenvolvimento.
Portanto, “delegar desafios” é fundamental para mantermos a equipe com os motivos necessários para a ação. É uma forma simples e econômica de desenvolvermos nossas equipes, dando a elas a oportunidade de crescimento, aprovando e orientando a cada tarefa concluída, gerando o incrível sentimento de satisfação pelo dever cumprido.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
