Jandaia do Sul investe R$ 1,5 milhão para digitalizar escolas

Jandaia do Sul deu o primeiro passo para a implantação da Educação 5.0 com a entrega de equipamentos tecnológicos a serem utilizados em todas as escolas da rede municipal de ensino e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A solenidade de entrega foi realizada durante a noite da última quinta-feira (25), no Auditório Municipal, na Praça do Café.

Cada escola receberá uma tela interativa e 41 Chromebooks – notebooks com sistema operacional feito pelo Google. A iniciativa, que visa a inovação do setor educacional do município, faz parte do programa EducaTec Jandaia do Sul, que tem como objetivo inovar o processo de ensino-aprendizagem, propiciar aos alunos um desenvolvimento mais completo e atual, utilizando as novas tecnologias nos processos pedagógicos, além de trabalhar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

Aproximadamente 1.800 alunos serão beneficiados com os equipamentos. O investimento do município para os equipamentos (incluindo os projetos Microkids, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental, e Por Dentro da História, para a educação especial e Infantil 4 e 5) é de R$ 1,5 milhão. Serão contemplados com os novos recursos as escolas John Keneddy, Olavo Bilac, Gonçalves Dias, César Lattes, Monteiro Lobato; e os Cmeis Delfina Fornaciari Vinholi, Pingo de Gente, Doce Lar, Criança Feliz e Pedacinho do Céu.

Além da digitalização das escolas, o município iniciou a formação continuada dos professores a fim de que estejam sempre à par das novidades tecnológicas e saibam utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem. “Essa proposta é um salto muito importante que estamos dando na educação do nosso município. Queremos disponibilizar equipamentos e conteúdo de qualidade para os estudantes, assim como treinamentos para nossos profissionais. Afinal, é indispensável que o professor também pense com a cabeça de quem aprende”, observa o prefeito Lauro Junior.

Reportagem publicada na 384ª edição do Jornal Agora